Informações do projeto
Objetivo
O objetivo do projeto foi informações e orientações sobre as principais enteroparasitoses e a realização dos exames protoparasitológicos dos funcionários do SAEMA.
Ações realizadas
Primeiramente foi realizado uma palestra para os funcionários do SAEMA sobre as principais enteroparasitas (modo de transmissão, doenças que causam e prevenção)e após a palestra foi oferecido a eles o exame de protoparasitológico, sendo orientados o modo da coleta.
Análise
O motivo gerador foi para que os alunos do Curso de Biomedicina, divulguem e treinem seus conhecimentos através de palestras e realização dos exames protoparasitológicos.
Resultado
Os funcionários do SAEMA atendidos foram os que trabalhavam nos serviços de esgoto. Consideramos que este setor oferecia maior risco de contaminação para os funcionários. Foram analisados 3 amostras de cada funcionário para realização das metodologias de Hoffmann e Faust. A positividade se deu em 13,3% das amostras, sendo que os parasitas encontrados foram Giardia lamblia, Endolimax nana.




