AÇÕES DE EXTENSÃO NÚCLEO DE ESPECIALIDADE EM FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL 2015
Ano
2015
Objetivo
Proporcionar conhecimento teórico-prático a respeito da abordagem fisioterapêutica em pacientes a nível ambulatorial no tratamento clínico e cirúrgico de afecções ortopédicas e traumatológicas na criança, no adulto e no idoso.
Demonstrar aos alunos a importância do trabalho em equipe interdisciplinar (fisioterapia em neurologia, fisioterapia em cardiologia e fisioterapia dermatofuncional) e multidisciplinar (psicologia e enfermagem).
Determinar as condições de alta fisioterapêutica.
Análise
O motivo gerador da ação é estimular os alunos a vivenciar a profissão, e atrelar o conhecimento adquirido em sala de aula com a parte prática em estágio.
Ações
A atuação do fisioterapeuta na área da musculoesquelética se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção, proteção, educação, intervenção, recuperação e reabilitação do paciente. Essa área é responsável pela avaliação, diagnóstico fisioterapêutico e tratamento das diversas afecções e traumas sofridos pelo sistema musculoesquelético, permitindo, portanto, o atendimento de pacientes com fraturas, entorses, inflamações, alterações posturais, alterações biomecânicas, dores do sistema musculoesquelético.
Dados gerais
Responsável: Paula Lumy da Silva
E-mail do responsável: A atuação do fisioterapeuta na área da musculoesquelética se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção, proteção, educação, intervenção, recuperação e reabilitação do paciente. Essa área é responsável pela avaliação, diagnóstico fisioterapêutico e tratamento das diversas afecções e traumas sofridos pelo sistema musculoesquelético, permitindo, portanto, o atendimento de pacientes com fraturas, entorses, inflamações, alterações posturais, alterações biomecânicas, dores do sistema musculoesquelético.