AÇÕES DE EXTENSÃO
NÚCLEO DE ESPECIALIDADE EM FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA 2015

Ano

2015

Objetivo

Objetivos gerais Proporcionar ao aluno da graduação em Fisioterapia um conjunto de conhecimentos teórico – práticos fundamentais e atualizados de ações preventivas, promocionais, preservadoras e reabilitadoras de saúde com nível de atenção primária nas diversas áreas que possam atuar. Objetivos específicos - Compreender a atuação do Fisioterapeuta na Saúde Pública em sua integralidade; - Avaliar pacientes controle de risco; - Desenvolver objetivos e condutas inerentes á área de atuação; - Manusear e aplicar testes, escalas e questionários nos grupos abordados; - Orientar e ministrar palestras de assunto público aos ouvintes e pacientes/alunos; - Discutir em equipe casos clínicos, assuntos de interesse recíproco e conhecimentos teóricos; - Promover mudanças mobiliárias quando necessárias nos ambientes de trabalho e escolar; - Propor o tratamento adequado e eficiente.

Análise

O conceito “saúde” vem passando por uma reestruturação, principalmente no que diz respeito ao modelo de saúde adotado e a organização dos serviços prestados, passando de um modelo hospital, curativo e reabilitador, para um modelo assistencial promotor da saúde, preventivo e principalmente contando com a participação popular e a interdisciplinaridade dos diferentes profissionais de saúde a fim de oferecer uma ampla cobertura de atenção básica de saúde. E a atenção primária deve ser um objetivo recíproco da equipe atuante, pois prevê a resolutividade das necessidades de saúde que extrapolam a esfera de intervenção curativa e reabilitadora individual, com uma visão integralista. Diante deste contexto o papel da Fisioterapia na Saúde Pública, em consonância com a equipe de saúde, é de planejar e desenvolver estratégias para contemplar tanto ações reabilitadoras, preventivas e promocionais de saúde de nível primário, para constituir uma nova força para transformação da realidade social e epidemiológica do país.

Ações

Serão desenvolvidas ações de Saúde Preventiva e Curativa pelos alunos a partir do 6o período do Curso de Fisioterapia. Os alunos do estágio extra curricular acompanharão os alunos do 9o e 10o período nas ações de estágio supervisionado em Fisioterapia em Saúde Coletiva.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade