2013
Proporcionar um ambiente de aprendizagem de ciências e biologia que estimule os alunos de forma vivencial e lúdica, tornando-os sujeitos ativos nesse processo.
As atividades práticas podem ser encaradas como simples brincadeiras pelos estudantes; mas, no ensino, possuem uma proporção muito maior: levam a uma percepção cognitiva, transformando o abstrato em concreto. Estudantes assimilam a cultura do meio ambiente em que vivem por meio de vivências e brincadeiras. Durante todo o tempo de desenvolvimento infanto-juvenil, o lúdico está presente. A partir de uma atividade lúdica, além de sentir prazer e ter diversão, o educando desenvolve habilidades motoras e intelectuais. A prática por meio de atividade lúdica fornece subsídio para o educando observar, interagir, experimentar, investigar e formar o verdadeiro conhecimento científico. Dessa forma, as atividades favorecem a aprendizagem sobre Ciências e Biologia.
Uma das formas de se conseguir uma motivação por parte dos alunos é através da elaboração e utilização de materiais auxiliares para o ensino, com, por exemplo, as coleções didáticas, representadas por animais, plantas e rochas. Geralmente essas coleções didáticas destinam-se ao ensino por meio de exposições, demonstrações em aula ou treinamento de pessoas. Esse tipo de acervo pode servir para mostrar semelhanças e diferenças entre grupos de animais e plantas das mais variadas espécies e até no ensino de técnicas de coleta e preservação desse material usado na aprendizagem dos alunos. TRILHA NO ARBORETO: A Educação Ambiental aliada à Percepção Ambiental devem ter como objetivo, a compreensão de conhecimentos e conseqüentemente provocar uma maior sensibilização das pessoas a respeito da preservação dos recursos naturais (fauna, flora, rios, matas etc). O processo de sensibilização, de conscientização e conhecimento envolve todo o processo de percepção ambiental presente na Educação Ambiental, despertando na sociedade ações positivas que sensibilizem os indivíduos e os educandos da importância de se preservar o meio ambiente. Nesta perspectiva, o desenvolvimento de atividades ligadas à Percepção Ambiental e Educação Ambiental deve proporcionar uma maior sensibilização em relação ao meio ambiente com o propósito de fortalecer o exercício da cidadania e as relações interpessoais com a natureza.
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