AÇÕES DE EXTENSÃO
Psicologia da Saúde

Ano

2009

Objetivo

Para os discentes • Caracterização do campo de atuação do psicólogo enquanto profissional da Saúde, em contextos variados (enfermarias/ambulatórios de especialidades médicas), tendo como objetivo ações de prevenção e/ou recuperação da saúde. • Ter conhecimento teórico básico de ações focais na área da saúde geral. • Ter noções de ações voltadas à atenção psicológica com uma visão integradora e contextualizadas, focando a promoção da saúde mental e geral de indivíduos e grupos. • Ter postura Ética Profissional tanto com relação às ações psicológicas, nas situações de atuação. • Ter postura profissional em trabalhos multi, inter e transdisciplinares. • Conhecer técnicas de registro e observação de comportamentos, bem como, roteiros de entrevista, para subsidiar a prática na assistência clínica/hospitalar e domiciliar. • Criar formas de intervenções junto a área da saúde, utilizando a proposta do SUS que norteia as ações dos profissionais da saúde: promoção, proteção e recuperação da saúde. Para o Usuário Objetivo Geral Este projeto, através do serviço de estágio básico, junto aos alunos do 7º e 8º períodos do curso de Formação e Habilitação de Psicólogos do Centro Universitário Hermínio Ometto – Uniararas, visa o desenvolvimento de ações psicológicas na UTI - Adulto, implementando o serviço de orientação e acolhimento a familiares e visitantes de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva Adulto. Objetivos Específicos 1 - Levantar as necessidades frente aos acontecimentos diários, para melhor atender as normas, procedimentos e obrigatoriedade na participação da apresentação do informativo; 2 - Realizar uma intervenção psicoeducativa, com o desenvolvimento de um manual informativo contendo as principais informações sobre a UTI, bem como de suas normas e procedimentos.

Análise

O projeto é realizado nas dependências da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, pela equipe de estagiários de Psicologia do 7º e 8º períodos, do Centro Universitário Hermínio Ometto – Uniararas, referente à disciplina de Estágios Básicos I e II, sob supervisão da Profª. Drª. Adriana Said Daher Baptista. - Os atendimentos psicologicos oferecidos na Unidade de Terapis Intensiva Adulta, acontecem diariamente (7 dias por semana) nos horários de visitas, destinadas aos acompanhantes. Estes atendimentos visam o apoio aos familiares e amigos dos pacientes na forma de orientação sobre a UTI, coleta de informações sobre o paciente, conduta familiar antes, durante e após a visita ao paciente da UTI e a interação com a equipe médica intensivista. Uma vez que há muitas variáveis psicológicas influenciando este momento, como por exemplo: medo da perda do ente querido; falta de informações reais da condição de saúde; fantasias sobre o proceso de hospitalização em UTI, entre outros aspectos. - Também está sendo realizado a implantação do Serviço de Psicologia no Ambulatório de Oncologia, em que não há o psicólogo como integrante da equipe permanente no setor. Sendo assim, é importante que este profissional esteja presente para lidar com as intercorrencial emocionais.

Ações

A ação do psicólogo clínico junto às especialidades da saúde visa uma clientela ampla e diversificada, sendo que o foco do trabalho está voltado para os desconfortos psicológicos que os problemas de saúde podem causar em seus clientes: pacientes, familiares, cuidadores e equipe de saúde. Esses desconfortos psicológicos são de complexidades diferentes, dependendo das variáveis que estão envolvidas no processo do adoecimento. Sendo assim os estagiários terão a oportunidade de atuar compreendendo as várias influencias das pessoas que estão envolvidas no processo saúde e doença, nas diversas patologias orgânicas e suas consequências psicológicas. Outro fato importante e de relevância é que o Estágio Básico na área da Psicologia da Saúde – atuando em diversos equipamentos da Saúde proporciona ao aluno o contato direto com as normativas do SUS “um Sistema que significa um conjunto de unidades, de serviços e ações que interagem para um fim comum. Esses elementos integrantes do sistema referem-se ao mesmo tempo, às atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde” (ABC do SUS - Doutrinas e Princípios - Ministério da Saúde - Secretaria Nacional de Assistência à Saúde, pág 4, Brasília/DF - 1990), fato esse que prepara o aluno-estagiário a atuar na área da saúde, com uma visão ampla de ações. As ações na área da saúde podem ser realizadas com objetivos diversos, individual ou em grupo, mas sempre com base em levantamento de necessidade de cada local. As ações são previstas a partir da necessidade, e podem ter um caráter psicoeducacional.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade