2014
Desenvolver práticas de prevenção e promoção de saúde quanto à sexualidade na comunidade, Instrumentalizar o estagiário em relação aos conteúdos e discursos vigentes sobre prevenção, sexualidade, gênero, saúde e direitos sexuais e reprodutivos, redução de danos, DST/HIV/Aids e drogas. Desenvolver referências na coordenação e observação de grupos. Instrumentalizar habilidades na pesquisa de campo, na pesquisa ação e processos grupais. Avaliar e executar atividades de intervenção e sensibilização na comunidade para questões ligadas à sexualidade compreendida em seu sentido mais amplo: gênero, planejamento familiar, papeis sociais, doenças, gravidez na adolescência. Instrumentalizar os estagiários para a atuação em contextos não institucionalizados e institucionais de trabalho. Desenvolver projeto de intervenção em conjunto com a população atendida;
Serviços como Creas, Núcleo Espaço Amigo e Ambulatório de DST/AIDS, trabalham na perspectiva de ofertar ações para populações historicamente vulneráveis no âmbito social e político. Nesse sentido, se configuram como cenários de amplos desafios éticos, teóricos e políticos aos futuros psicólogos, cabendo aos mesmos desenvolver estratégias de atenção fundamentadas nos direitos sociais e amplamente defendidas pelo Conselho Federal de Psicologia do Brasil.
Núcleo Espaço Amigo Santa Gertrudes: a partir da construção de vínculos com a instituição e usuários, bem como o levantamento de demandas da população assistida pelo serviço, houve o desenvolvimento de busca ativa com familiares de crianças em situação de vulnerabilidade social. As intervenções se deram no sentido da construção e fortalecimento de vínculos entre o serviço e familiares, com estratégias que variaram entre visitas domiciliares, produção de intervenções grupais com familiares das crianças e construção de redes de atenção às famílias no contexto das políticas públicas de saúde, educação e cultura do município. Cabe ressaltar que ocorreu participação freqüente das estagiárias em reuniões no Conselho Tutelar, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), CREAS e Secretária Municipal de Saúde do município para análise, discussão e construção coletiva de estratégias de intervenção à população assistida pelo serviço. CREAS Santa Gertrudes: a partir da construção de vínculos com a instituição e usuários, bem como levantamento de demandas e necessidades da população assistida pelo serviço, houve o planejamento e consecução de busca ativa das Pessoas em Situação de Rua (PSRs) no município. Realizado o mapeamento dos moradores, estabeleceu-se a constituição de vínculos com os mesmos com o objetivo de consolidação de garantias dos direitos dessas pessoas em situação de vulnerabilidade social. Intervenções fundamentadas nos paradigmas políticos e teóricos do Consultório de Rua nortearam o trabalho em campo, acarretando, com isso, diversas estratégias de construção de redes de cuidado saúde, trabalho, educação, assistência social, etc foram produzidas durante o estágio. Ambulatório DST/AIDS de Araras: Desenvolvimento e consecução de projetos relacionados à prevenção e promoção da saúde sexual de jovens. Foram utilizadas estratégias grupais com os alunos com o objetivo de intervenções nos âmbitos da saúde sexual reprodutiva, gênero e identidade sexual.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339