AÇÕES DE EXTENSÃO
Educação Comunitária e Popular

Ano

2014

Objetivo

- Desenvolver ações educativas em diversos campos de atuação social, institucionais ou não, com vistas ao fortalecimento de vínculo comunitário. - Dar oportunidade ao estagiário de vivenciar uma atividade do psicólogo na comunidade, partindo de reflexões teóricas com base na psicologia social comunitária e também na educação popular. - Desenvolver a capacidade de estudar, compreender e intervir no cenário de questões psicossociais que caracterizam uma comunidade. - Desenvolver atividades com especial ênfase no empoderamento e protagonismo social. - Para além de informar, promover reflexão e a conquista de autonomia da população atendida. - Desenvolver estratégias de divulgação das atividades realizadas em conjunto com a população atendida. - Reconhecimento da influência dos aspectos econômicos e sociais dos problemas enfrentados na realidade brasileira e consequentemente os limites da ação do psicólogo diante de determinados problemas. - Realizar atendimentos e visitas domiciliares e institucionais, sempre que houver demanda. - Acompanhar e tomar providências em relação aos casos atendidos, desde que orientado adequadamente. - Participar de atividades comunitárias sempre que possível. - Desenvolver projeto de intervenção a partir das demandas identificadas em campo.

Análise

O estágio deste ano foi uma continuação do ano anterior, com o acréscimo das atividades no CEU. Trata-se de equipamentos públicos, com uma demanda grande de trabalho, em que o estagiário de Psicologia pode contribuir.

Ações

CRAS (Centro de Referência de Assistência Social): mapeamento dos beneficiários; visitas domiciliares; acompanhamento/atendimento individual; desenvolvimento de atividades dirigidas em grupo (idosas e crianças/adolescentes da Escolinha de Futebol); reuniões de equipe; visitas técnicas (CAPS, PSF). CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social): atendimento/acompanhamento das pessoas em situação de rua; visitas técnicas; reuniões de equipe; acompanhamento de atividades em grupo (mulheres vítimas de violência doméstica ); visitas domiciliares. CEU (Centro de Esportes e Artes Unificado): desenvolvimento de atividades dirigidas em grupo (adolescentes e jovens - MCs); discussão de filmes; preparação para Grupo de Pais (planejamento e divulgação); reuniões de equipe (incluindo os guardas e seguranças do local); participação em eventos; promoção de teatro (luta antimanicomial). Todos os estagiários realizaram, antes da entrada em campo, um levantamento dos indicadores sociais do Município (número de habitantes, situação socioeconômica, escolarização, mapa da violência, dentre outras informações).

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade