AÇÕES DE EXTENSÃO
Estágio Básico II - Práticas Sociais

Ano

2014

Objetivo

Desenvolver estratégias de pesquisa e intervenção considerando as demandas locais e as possibilidades apresentadas pelo contexto pesquisado. Avaliar diferentes estratégias metodológicas para avaliação dos fenômenos psicossociais: entrevista, pesquisa-ação e observação participante. Exercitar os métodos específicos de pesquisa próprios da Psicologia Social. Instrumentalizar o estagiário em relação à pesquisa dos discursos vigentes sobre fenômenos psicossociais. Desenvolver as habilidades necessárias à pesquisa de campo em sua relação com os processos grupais e institucionais. Avaliar e executar atividades de intervenção e sensibilização da comunidade para questões ligadas às demandas locais. Elaborar formas de divulgação dos dados de forma em conjunto com a população pesquisada

Análise

Instituição 1: Núcleo Espaço Amigo – Santa Gertrudes - A instituição é de caráter pública e atende às demandas de crianças e familiares em situação de vulnerabilidade social do município de Santa Gertrudes. Suas ações se organizam em consonância com as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e se orientam na construção de vínculos sociais, garantias de direitos à criança, ao adolescente e aos familiares. Neste sentido, a instituição e população alvo se caracterizam como campo privilegiado de ações do Curso de Psicologia da FHO Uniararas, já que o Projeto Pedagógico deste Curso se fundamenta - em uma de suas vertentes - na defesa e garantias de direitos sociais. 2)Instituição: Cooperativa de Reciclagem – Leme: trata-se de uma Cooperativa de Trabalho com produtos recicláveis do município de Leme - SP. Atua em parceria com a Secretária de Promoção Social do município e outras empresas da região. Abriga atualmente vinte cooperados, na faixa etária entre 18 e 50 anos de idade. Todos os cooperados são oriundos de classes sociais em situação de grave vulnerabilidade social, demandando ações que não se restringem ao âmbito do trabalho, mas que envolvem cultura, educação, saúde, dentre outros direitos sociais. Com isso, a instituição é cenário concreto para ações do Curso de Psicologia da FHO Uniararas, cuja ênfase de formação profissional generalista se fundamenta na produção de práticas profissionais sensíveis ao contexto social e político na atualidade. 3) Instituição: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) - Santa Gertrudes. Tendo em vista. Os Creas configuram-se como serviços públicos e estatais, que ofertam serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. Com isso, a instituição também se apresenta como cenário oportuno de ações da psicologia, que se nortearam no desenvolvimento de estratégias de prevenção, promoção e recuperação dos direitos de crianças.

Ações

1) Núcleo Espaço Amigo – Santa Gertrudes: a partir da construção de vínculos com a instituição e usuários, bem como o levantamento de demandas da população assistida pelo serviço, houve o desenvolvimento e produção de Oficinas Temáticas, Teatro com Fantoches e Oficinas Corporais com crianças de 6 a 10 anos de idade. As atividades tiveram como objetivo intervir em questões relacionadas à sexualidade e gênero. 2) Cooperativa de Reciclagem – Leme: : a partir da construção de vínculos com os cooperados, houve o desenvolvimento de dinâmicas grupais com o objetivo de esclarecimento sobre o funcionamento e propostas de trabalho em cooperativa; mapeamento no município de possíveis receptores eou empresas dos materiais coletados; intervenções grupais em questões relacionadas aos conflitos ocasionados nos processos de trabalho; mapeamento de parcerias municipais e regionais para o melhor desenvolvimento da cooperativa no cenário do cooperativismo. 3) CREAS – Santa Gertrudes: a partir da construção de vínculos com a instituição e usuários, o serviço demandou intervenções com crianças em situação de vulnerabilidade social, sobretudo aquelas vítimas e em situação de violência familiar. Nesse contexto, foram organizados dois eixos de intervenção: atividades com um grupo de crianças de 6 a 8 anos de idade e um grupo com crianças de 9 a 10 de idade. (ambos os grupos já mapeados pelo serviço). Houve o desenvolvimento e produção de Oficinas Temáticas, desenvolvimento de uma peça teatral. As atividades tiveram como objetivo intervir em questões relacionadas à violência e gênero.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade