2014
- Desenvolver, estimular e instrumentalizar o discente na busca de evidências científicas, bem como propiciar o desenvolvimento de trabalhos científicos na área de Enfermagem, com a finalidade de possibilitar o aprimoramento das atividades acadêmico-científicas e profissionais. - Desenvolver e instrumentalizar o discente para o pensamento crítico, para que possam tornar-se profissionais defensores dos pacientes e sua coletividade, tomadores de decisão clínica e educadores em saúde, dentro de um amplo espectro de serviços de assistência em saúde; - Possibilitar a apreensão de ferramentas que auxiliem o discente e futuro profissional de enfermagem a fundamentar sua prática baseada em evidências; - Instrumentalizar e desenvolver atividades de orientação para o desenvolvimento de trabalhos científicos, que auxiliem no aprimoramento tanto no âmbito acadêmico quanto no âmbito profissional.
Instrumentalizar os discentes para que possam apreender aspectos fundamentais do método científico para aplicação na elaboração de pesquisas na área de Enfermagem e para busca de novas evidências científicas, que fundamentem sua prática acadêmica e profissional. A finalidade do GEPE foi tornar a pesquisa em Enfermagem uma realidade presente e próxima ao graduando e futuro profissional de Enfermagem, para que possa desenvolver ações de enfermagem baseadas em evidências científicas.
Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Classificações dos periódicos (WebQualis - CAPES). Delimitação do tema de investigação. Formulação do problema ou questão de pesquisa. Método científico. Objetivos. População e amostra. Revisão bibliográfica na área de saúde. Recursos da internet (atividade prática na Biblioteca com uso das bases de dados, acesso via Periódicos CAPES(2) e elaboração de referências bibliográficas pela ferramenta MORE). Como realizar citações e referências. Atividades de preparo e orientação de trabalhos científicos. Ferramentas, elaboração e atualização do Currículo Lattes (CNPq). Leitura e análise crítica de artigo científico de interesse na área (Roteiro). Trabalhos de elaboração e formatação de manuscrito para publicação de trabalhos científicos. Avaliação dos encontros pelos discentes (feedback).
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339