AÇÕES DE EXTENSÃO
II.3 Intervenção na Escola

Ano

2014

Objetivo

a) Compreender o funcionamento do campo educacional, bem como as relações estabelecidas dentro dele. b) Saber atuar diante das situações do contexto escolar: práticas pedagógicas, reuniões de professores e reuniões com as famílias. c) Analisar e atuar criticamente diante das dificuldades do campo educacional vivenciadas pelos agentes educacionais. d) Saber atuar na rede de apoio do campo educacional. e) Realizar relatórios técnicos sobre o contexto escolar, familiar e comunitário. f) Conhecer as práticas pedagógicas bem como todos os fatores a ela relacionados.

Análise

A escola primeiramente busca no curso de psicologia a ação profissional que o Estado não subsidia, mas que é bastante importante. As demandas mais comuns são voltadas às dificuldades que envolvem as relações de ensino e aprendizagem, como por exemplo, dificuldades de aprendizagem, comportamento, relações familiares e entre a própria equipe da escola. Nestas duas escolas a questão da violência é bastante presente como queixa dos professores.

Ações

Numa das escolas as ações envolveram o ensino de 5ª a 8ª série, Educação de Jovens e Adultos (EJA) que compreende o ensino de pessoas maiores de 18 anos que retornam para escola regular e ocorre, necessariamente, em período noturno, diferentemente do ensino de 5ª a 8ª que ocorre no período matutino e vespertino. As intervenções foram:  Salas de aula mediando o trabalho do professor com os alunos;  Professores em ATPCs e em horários de janela destes;  Orientação de pais em reuniões individuais e coletivas;  planejamento e avaliação com a Direção e coordenação da escola.  reuniões com a Rede de apoio da escola (Conselho Tutelar, Núcleos, etc.). Os alunos organizaram-se em duplas ou trios e frequentavam a escola em um período por cerca de 4 a 5 horas semanais. Na outra escola as ações foram, basicamente, as mesmas, mas o publico alvo muda um pouco. Contempla o ensino de 5ª a 8ª série no período matutino vespertino e as possibilidades de intervenção são:  Salas de aula mediando o trabalho do professor com os alunos;  Professores em ATPCs e em horários de janela destes;  Orientação de pais em reuniões individuais e coletivas;  Direção e coordenação da escola.  Rede de apoio da escola (Conselho Tutelar, Núcleos, etc.).

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade