2005
Intermediar o processo de ensino e aprendizagem, procurando promover ações de conscientização e promoção deste.
A área da Psicologia Escolar é bastante consistente no contexto brasileiro e há décadas aponta para a importância e necessidade de ação do psicólogo no sentido de contribuir para a conscientização, a partir de conhecimento educativos e psicológicos, que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Frequentemente, o maior motivo apontado para as ações são as queixas escolares que envolve, principalmente, dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento, entretanto, não são o único foco do trabalho do psicólogo.
Brevemente as ações podem ser descritas da seguinte forma: Contempla intervenções do psicólogo voltadas especialmente para intermediação das relações de ensino e aprendizagem com estudantes e educadores do ensino fundamental, médio e EJA. Essas ações ocorrem em período matutino, vespertino e noturno, nos diferentes níveis de ensino do ensino. As possibilidades de intervenção são: Salas de aula mediando o trabalho do professor com os alunos; Professores em HTPCs e em horários de janela destes; Orientação de pais em reuniões individuais e coletivas; Direção e coordenação da escola. Rede de apoio da escola (Conselho Tutelar, Núcleos, etc.). As ações priorizam o coletivo, portanto, evitamos acolhimentos individuais dos envolvidos nas ações.
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