AÇÕES DE EXTENSÃO
A experiência dos alunos com a filosofia na escola: um caminho para a emancipação

Ano

2013

Objetivo

Realizar quatro oficinas com fundamentação teórica baseada na filosofia para incentivar a prática da cidadania e também a capacidade de reflexão crítica com intenção de adotar um papel de agente na construção do conhecimento. Meta acadêmica: Desenvolvimento de um estudo sobre as possibilidades e os limites do papel da educação na formação de indivíduos autônomos. Meta social: A conscientização dos alunos sobre a importância de serem emancipados.

Análise

O processo de formação educacional tem enfrentado barreiras diante da sobreposição da aquisição de informações à construção do conhecimento, pois na contramão da formação de sujeitos críticos o que ocorre, atualmente, é uma formação técnica voltada para suprir as necessidades do mercado. Dessa forma, o indivíduo vê-se inapto a tomar decisões com autonomia e acaba orientando-se pelo movimento das massas, cuja condução é exercida pelas instituições sociais. Segundo Adorno (1995), essas “pessoas que se enquadram cegamente no coletivo fazem de si mesmas meros objetos materiais, anulando-se como sujeitos dotados de motivação própria [...]” e esse comportamento em massa pode levar à prática de atitudes irracionais, além de diminuir a sensibilidade dessas pessoas diante das condições indignas de vida humana. No Brasil, embora o governo invista em planos e programas educacionais - que incentivam a criação de um maior número de instituições públicas de ensino e oferecem a possibilidade de formação contínua dos professores, dentre outras ações - com foco, sobretudo, na educação básica, ainda existem inúmeras dificuldades que o sistema educacional enfrenta. De um lado predomina um sistema de ensino arcaico, pautado na transmissão sistemática de informações, por outro a desmotivação dos alunos em aprender conceitos que podem facilmente ser pesquisados na internet. Em uma análise subjetiva, as escolas perderam sua função para os estudantes que não a compreendem como instituição formadora. Diante de tal cenário, percebemos a necessidade de estimular a criticidade dos estudantes no ambiente escolar, na tentativa de incentivá-los a tornarem-se cidadãos emancipados, além disso, pretendemos apresentar ao público alvo diversos tipos de textos pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade em um diálogo constante com o mundo vivido e percebido por eles, de maneira que essa formação possa oferecer resistência à dominação vigente.

Ações

O projeto consiste na realização de quatro oficinas de cinquenta minutos cada uma, com alunos do nono ano da Escola Estadual IGNÁCIO ZURITA JÚNIOR, na cidade de Araras, que abordarão os seguintes temas: Liberdade, Ideologia e Mídia de Massa. Como instrumento de avaliação serão aplicadas entrevistas estruturadas no início e no final do programa e entrevistas não-diretivas no seu decorrer. As oficinas serão aplicadas por um grupo de nove alunos do curso de psicologia da Uniararas.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade