2007
Este estudo se fez necessário pelas altas taxas de incidência e mortalidade, quando nos referimos às populações infectadas pelas principais formas de infecções sexualmente transmissíveis e câncer de colo uterino no Brasil, e em todo o mundo. A realização do exame citopatológico do Papanicolaou tem modificado efetivamente essas taxas, quando o associado ao diagnóstico precoce e tratamento adequado. O exame citopatológico é efetivo no rastreamento de patologias cervicais, além de identificar fatores de risco para o câncer cérvico-uterino.
A infecção causada pelo HPV de alto risco é um fator de grande relevância, para o desenvolvimento do câncer cervical. O estudo epidemiológico deste vírus, através da análise citopatológica em esfregaços cérvico-vaginais, de pacientes proveniente da região de Araras (SP), poderá nos mostrar a atual situação epidemiológica do HPV nestas cidades. Devido ao número relativamente significativo de pessoas que usam aparelho ortodôntico e da importância de se detectar possíveis alterações na mucosa oral antes que essas possibilitem lesões mais sérias, este projeto terá a pretensão da realização de um estudo citopatológico da mucosa oral normal e da mucosa de pessoas que usam aparelhos.
elaborar diagnósticos citopatológicos e emitir laudos, levar conhecimento as escolas através de palestras sobre DSTs, realizar pesquisa com as amostras dos pacientes ambulatoriais (enfermagem e odontologia)
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339