AÇÕES DE EXTENSÃO Práticas Educativas em Psicologia
Ano
2011
Objetivo
Garantir a oportunidade de alunos do quarto ano entrarem em contato com a realidade educacional e acompanharem a rotina institucional e dos diferentes agentes educativos no contexto escolar.
Desenvolver oficinas educativas/informativas para alunos, com temas preestabelecidos, a partir da análise da demanda, com base no modelo educacional de atuação Rodas de Conversas e Oficina de Brincadeiras (no horário de intervalo).
Oferecer oficinas informativas com crianças, adolescente, jovens e famílias, aos finais de semana, no Programa Escola da Família, conforme a demanda.
Realizar visita domiciliar às famílias das crianças indicadas pela escola, a fim de possibilitar um espaço de fala e escuta às famílias dos alunos e entender melhor a queixa/preocupação apresentada pela escola no que se refere a escolarização da criança, podendo oferecer orientações sobre práticas educativas as famílias e favorecer a parceria/relação família-escola.
Instrumentalizar o aluno para que este seja capaz de agir no contexto da educação com uma atitude científica, uma postura ética e crítica, pautados nos pressupostos da Psicologia Escolar Educacional.
Análise
Compreender a intervenção do psicólogo no modelo educacional de atuação no nível institucional e em grupos, para o desenvolvimento de oficinas educativas/informativas para pais, educadores, crianças e adolescentes, com temas preestabelecidos, a partir da análise da demanda, com base no modelo educacional de atuação.
Ações
O Estágio Básico trata-se de um estágio semestral, com duração de 40 horas, que caracteriza-se por oferecer ao aluno do quarto ano do curso de Psicologia, experiências práticas que visam desenvolver determinadas habilidades necessárias a atuação do futuro profissional, em níveis de intervenção menos profunda e em consonância com o momento atual de sua formação.
Dados gerais
Responsável: Camila Santos Dias
E-mail do responsável: O Estágio Básico trata-se de um estágio semestral, com duração de 40 horas, que caracteriza-se por oferecer ao aluno do quarto ano do curso de Psicologia, experiências práticas que visam desenvolver determinadas habilidades necessárias a atuação do futuro profissional, em níveis de intervenção menos profunda e em consonância com o momento atual de sua formação.