AÇÕES DE EXTENSÃO
Atuação da UNIARARAS na Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu

Ano

2011

Objetivo

A proposta dos atores que participam da Câmara Técnica de Educação Ambiental do CBH-Mogi tem como metas atender os seguintes preceitos: 1. Integrar a educação ambiental na Gestão dos Recursos Hídricos, de forma que esta se torne um componente essencial e permanente dos Planos de Bacia dos Comitês no âmbito municipal, estadual e federal para elevar a eficácia, eficiência e efetividade dos programas e projetos de gestão integrada dos recursos hídricos; 2. Promover a integração entre as Câmaras Técnicas dos Comitês paulistas quanto à comunicação, troca de informações e ações; 3. Definir critérios para a inclusão e priorização das ações de Educação Ambiental nos Planos de Bacia e para a utilização dos recursos financeiros disponíveis do FEHIDRO; 4. Estimular e articular parcerias para promover a integração entre os diversos setores da sociedade no âmbito da Educação Ambiental; 5. Promover o aprimoramento dos conhecimentos e das práticas de Educação Ambiental; 6. Produzir e difundir materiais educativos que contribuam para a implementação e o desenvolvimento dos diferentes dimensões de Educação Ambiental; 7. Firmar parcerias com as secretarias de educação (municipal e estadual) para tornar efetivo as ações de Educação Ambiental na bacia hidrográfica em que estão inseridos; 8. Promover eventos alusivos às datas ecológicas comemorativas e divulgação de ideias voltadas para sustentabilidade ambiental.

Análise

O Centro Universitário Hermínio Ometto- UNIARARAS oferece cursos nas áreas Exatas, Humanas, Ciências Biológicas e Tecnologias. Assim sendo, este ambiente é o mais favorável em formar e informar a todos em assumir um comprometimento e responsabilidade para um futuro viável pela reflexão e/ou no campo da pesquisa, apresentando os problemas ligados aos recursos hídricos e também conceber soluções racionais. A participação do representante da UNIARARAS na CTEA possibilita ser o intermediário entre a instituição e a comunidade acadêmica e funcionários administrativos. Ações são realizadas concomitantemente em toda a bacia hidrográfica, assim como na instituição, cuja ênfase é tornar a EA acessível a maior número de pessoas da sociedade. Com essas e outras ações desenvolvidas procura-se atender os objetivos de uma CTEA instituída e atuante.

Ações

A Câmara Técnica de Educação Ambiental (CTEA) do CBH-Mogi tem como papel principal divulgar as ações do Comitê, por meio de mídia escrita denominada de “Informativo CBH-MOGI”, distribuído gratuitamente aos municípios, entidades estaduais e da sociedade civil que integram o comitê, além de cerca de 350 escolas municipais e estaduais. Também desenvolve ações para conscientizar e estimular mudanças de comportamento, e atitudes pró-ativas em favor da água. A CTEA organiza e realiza anualmente três grandes eventos: Semana da Água, Semana do Meio Ambiente e Dia da Árvore, cuja abrangência se estende por pelos menos 44 municípios integrantes do CBH-Mogi.

Dados gerais

Professores envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade