2009
objetivo é aumentar a cultura geral da comunidade acadêmica, professores, alunos e funcionários, trazendo temas de relevância do cotidiano ou de interesse interdisciplinar.
A palestra com a temática Diferenças, desigualdades raciais e o papel das Ações Afirmativas para superação do racismo foi considerada de grande importância para os alunos da instituição, pois além de muitos não saberem ao certo o que eram ações afirmativas, há a necessidade da valorização da diversidade racial em todos os contextos sociais para desmistificar, por exemplo, o preconceito em relação aos cotistas. A ação é importante para a tentativa de superação do racismo.
O título da palestra ministrada foi Diferenças, desigualdades raciais e o papel das Ações Afirmativas para superação do racismo. O palestrante explicou para os presentes a diferença entre preconceito, discriminação e racismo: preconceito algo que as pessoas pensam, mas não verbalizam, discriminação é o preconceito colocado em prática. Exemplo dado: se uma pessoa tem preconceito em relação a negro e passa a discriminar negros, isto se caracterizaria como racismo. O palestrante foi mostrando por meio de pesquisas históricas como a cota não é algo novo, pois na época de Getúlio Vargas foram estabelecidas cotas para trabalhadores brasileiros, em 1990 foram estabelecidas cotas para deficientes, entre outros exemplos. Isto foi retomado para explicar que as cotas são ações afirmativas. Ações Afirmativas podem ser definidas como medidas especiais e temporárias, tomadas pelo Estado (...) com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidade e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, por motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros (Grupo de Trabalho Interministerial para a Valorização da População Negra - Ministério da Justiça,1996, p.10). Por meio de dados do IBGE foi mostrada a diferença de anos de estudo entre negros e brancos, assim como diferenças salariais; isto para enfatizar a importância destas cotas como medidas afirmativas para superação do racismo.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339