2011
Proporcionar aos alunos do Curso de Fisioterapia maior contato com a área da Fisioterapia Cardiorrespiratória e despertar interesse, aptidão e anseio de maiores conhecimentos para melhorar a qualidade da assistência prestada aos pacientes com distúrbios cardiorrespiratórios.
Em estudo recente publicado na Revista Brasileira de Fisioterapia em 2009, Coury e Vilella desenharam o perfil do pesquisador fisioterapeuta no Brasil e demonstraram que, das três grandes áreas de publicação e desenvolvimento científico, a Fisioterapia Cardiorrespiratória possui o segundo maior número de trabalhos, sendo superado apenas pela Fisioterapia Musculoesquelética. Esses achados se devem, seguramente a um grande avanço alcançado pelos próprios fisioterapeutas que se dedicaram a esta especialidade nos grandes centros educacionais tanto em instituições públicas quanto privadas. O fisioterapeuta tornou-se um profissional de extrema importância junto ao paciente com distúrbios respiratórios e cardiovasculares, atuando não só na reabilitação, mas também na prevenção de complicações potencialmente letais. Cabe ao profissional que atua nesta área buscar cada vez conhecimento específico para ter condições de atuar com qualidade e responsabilidade. Para isso, acreditamos que desde a graduação deve ser dada uma atenção especial ao aluno que tem perfil e interesse em seguir carreira na área, pela instituição que o capacita. A nossa proposta é de estruturar um Ambulatório de Cardiorrespiratória e Obesidade dentro da Clínica Escola da UNIARARAS e proporcionar atividades teórico-práticas e de pesquisa a todos os alunos do curso de fisiotearapia do primeiro ao último ano.
Reforçar conteúdos de anatomia, fisiologia, bioquímica, biofísica e patologia. - Vivenciar a abordagem terapêutica proposta pela fisioterapia cardiorrespiratória a nível ambulatorial. - Aplicar técnicas e métodos de avaliação abordados em sala de aula. - Participar da elaboração de protocolos de avaliação e tratamento específicos aos diversos distúrbios e patologias envolvidas na área de cardiorrespiratória ambulatorial. - Aprender a manipular e interpretar instrumentos de avaliação específicos da área em questão. - Conhecer e utilizar recursos manuais e materiais para o tratamento dos distúrbios cardiorrespiratórios. - Elaborar um banco de dados para servir de base para pesquisas na área. - Participar de pesquisas e elaboração de artigos científicos para apresentação em eventos científicos e publicações em periódicos de circulação nacional e internacional.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339