2011
Caracterizar e analisar as unidades produtivas e as relações de trabalho. Propor e executar ações que visem solucionar problemas nas relações de trabalho. Compreensão dos procedimentos científicos e empíricos de ação no contexto das relações de produção. Análise psicológica do trabalho com vistas a desenvolver a capacidade de ação dos trabalhadores. Completar, aprofundar e desenvolver conhecimentos e competências de intervenção no domínio da organização e gestão. Promover a reflexão sobre modalidades de intervenção no contexto organizacional. Discussão de procedimentos para investigação dos agravos à saúde relacionados ao trabalho no nível individual e coletivo e seus impactos na saúde mental (saúde do trabalhador). Análise do quadro de saúde dos trabalhadores em seus aspectos epidemiológicos frente à patologia do trabalho prevalente com vistas ao desenvolvimento de programas de prevenção (saúde do trabalhador). Análise do trabalho prescrito e trabalho real, modos operatórios, regulação, estratégias, competências, representações operatórias. Aspectos físicos, cognitivos e afetivos do ser humano em situação real de trabalho (ergonomia).
Demandas solicitadas pelos: Programa de Saúde do Trabalhador de Araras e a Santa Casa de Rio Claro.
Esse estágio em Saúde do Trabalhador reflete a necessidade formação de futuros psicólogos com competência nesta área. Segundo estatísticas da Previdência Social, a doença que mais gera afastamentos e aposentadorias nos dias atuais no Brasil é LER/DORT, e em segundo lugar aparecem os transtornos mentais relacionados ao trabalho. A previsão é que 2025, o primeiro lugar seja ocupado pelos transtornos mentais. Capacitar o estagiário a entender, intervir e avaliar nas políticas de saúde do trabalhador é fundamental nesta perspectiva. Assim, almeja-se a formação de um profissional apto para o trabalho em equipe, com ênfase na integralidade no cuidado aos sujeitos da ação. A ênfase na integralidade implica no desenvolvimento de uma proposta formativa interdisciplinar, com base na perspectiva da promoção de saúde, rompendo com a estrutura tradicional centrada nas disciplinas e na formação específica de determinado perfil profissional.
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