AÇÕES DE EXTENSÃO
Estágio Supervisionado Específico - Ênfase em Políticas de Saúde - Clínica Comportamental

Ano

2010

Objetivo

Propiciar ao estagiário o desenvolvimento de uma postura ética, crítica e teoricamente fundamentada para a formação terapêutica inicial. Possibilitar ao estagiário conhecimentos teórico e práticos para a avaliação e/ou intervenção psicoterapêutica junto à criança, ao adolescente, bem como aos cuidadores diretamente envolvidos, adultos e idosos no enfoque comportamental. Desenvolver habilidades e competências de atitude clínica como contato, avaliação diagnóstica (se necessário) e planejamento / implementação de intervenções intra e interpessoais para o desenvolvimento da prática profissional de caráter científico. Refletir o indivíduo como produto de atuações pessoais, sociais e biológicas. Promover o aprofundamento da experiência prática/profissional do estagiário, com uma ampliação de sua autonomia e iniciativa e melhor aproveitamento didático-pedagógico. Atuar nos níveis de prevenção e promoção de saúde envolvendo indivíduos e grupos relacionados às problemáticas caracterizadas em seu contexto familiar, escolar, interpessoal ou social. Elaborar comunicações científicas, laudos e relatórios que sumarizem e discutam publicamente o processo e os resultados das intervenções realizadas.

Análise

O motivo gerador refere-se à necessidade curricular quanto uma das áreas de formação e aplicação da Psicologia. Neste caso, a prática clínica nos moldes tradicionais, com a especificação de uma das abordagens da Psicologia desenvolvidas no plano curricular (Análise do Comportamento). Esta prática da Psicologia está especificada no Projeto Pedagógico do Curso.

Ações

Receber e fazer encaminhamentos de clientes, emitir pareceres e registrar atendimentos realizados na instituição. Realizar avaliação diagnóstica (caso seja necessáro) e procedimentos de intervenção, devendo incluir atividades de observação, identificação, análises funcionais de comportamentos e processos psicológicos considerados junto à dinâmica pessoal e contextos variados da vida do indivíduo. Aplicar uma metodologia que defina os comportamentos apresentados pelos pacientes e seus cuidadores (se for o caso) por meio dos relatos das queixas psicológicas. Realizar observação em sala de espelho de atendimento psicoterápico e discussão em duplas de alunos da análise e elaboração da sessão realizada. Realizar um planejamento terapêutico (objetivar os critérios e desenvolvimento de metodologias do processo terapêutico/psicoterapêutico). Avaliar se os objetivos propostos para o plano terapêutico estão sendo atingidos. Realizar estudo detalhado (leituras e discussões) de cada caso de acordo com a orientação dada pelo supervisor e elaborar relatórios solicitados. Preparar o cliente para alta do tratamento, encaminhamentos ou para o recesso escolar. Realizar sessões semanais de atendimento individual (mínimo de dois casos) e um atendimento grupal.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade