2010
Promover processos de atuação em Psicologia Organizacional e do Trabalho, considerando as etapas de intervenção em campos que demandam a necessidade desta área de atuação do Psicólogo.
Pautado na área de atuação em Psicologia Organizacional e do Trabalho, a proposta de ação deste programa de estágio é principalmente possibilitar ao aluno o contato com situações que envolvam as relações de trabalho. Este contato deve permear pelas possibilidades de obtenção de informações, sistematização de resultados, análise e interpretação dos dados obtidos, propostas e avaliação da intervenção. Assim como o planejamento e ações que promovam melhorias nas condições de trabalho e consequentemente na vida das pessoas diretamente atendidas pelo projeto de estágio.
Identificação de fenômenos psicológicos que ocorrem e suas principais implicações nas relações entre o indivíduo e o seu meio, no que tange as condições de trabalho. Identificação e análise das dificuldades encontradas por parte das pessoas que realizam suas atividades na organização, Investigação as necessidades da instituição no que se refere a sua manutenção, rotina, dinâmica e organização. Analise o modo de interação entre os profissionais que atuam na organização e quando necessário estender esta análise ä pessoas que não fazem parte da organização, mas possuem relação direta com a demanda identificada. Analise e intervenção nas relações que estabelecem as interações de grupo dos funcionários, assim como possíveis conflitos que possam advir destas interações. Apoio aos profissionais que trabalham na organização, de modo a dar subsídios para a sua atuação, na execução de tarefas e na resolução de problemas diários. Atuação na execução de levantamento de necessidades, planejamento estratégico, na reestruturação de normas e condutas a serem conduzidas na organização. Planejamento intervenção explicitando todas as etapas, os comportamentos, os recursos humanos e os materiais necessários para promover melhores condições de trabalho e de relações interpessoais das pessoas envolvidas nas relações de trabalho que serão alvo de intervenção. Sistematização dos dados e/ou indicadores de forma a permitir identificar os aspectos mais importantes envolvidos na situação de intervenção. Avaliação do conjunto do serviço considerando todos os segmentos e aspectos envolvidos em interação sistêmica, orgânica e funcional da organização. Reestruturação/organização o serviço a partir da avaliação realizada, alterando as relações entre os diversos segmentos envolvidos
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339