2010
Relacionar os pressupostos da Psicologia e da Educação para realizar uma análise crítica do sistema educacional. Elaborar/implementar projetos que atendam a demanda da instituição e que tenham como proposta a realização de oficinas; Identificar as especificidades de um trabalho em grupo, no contexto educacional, considerando a multiplicidade das ações; Conhecer os níveis de atuação do psicólogo em instituições de ensino. Analisar os comportamentos da população alvo nas oficinas e relacioná-los teoricamente, considerando uma visão sistêmica dos fenômenos envolvidos. Manejar processos grupais, além de diferenciá-lo de acordo com a população a ser trabalhada. Elaborar relatórios semanais, caracterizando as especificidades do campo, considerando o rigor científico de uma pesquisa de campo. Apresentar oralmente os trabalhos em campos e discutir/trocar experiências com os colegas.
A passagem da 4ª para a 5ª série pode ser caracterizada por um momento de ruptura: mudança de escola, de turma, de professores, de práticas educativas. Geralmente, ao adentrarem a 5ª série, estes alunos deixam de ser vistos como crianças, e perdem, principalmente, a questão do apego ao professor. Agora são vários, um para cada matéria, sem contar as freqüentes trocas que podem ocorrer ao longo do ano letivo. Com isso, é quase impossível que o aluno seja tratado com a mesma proximidade de antes. Essas inúmeras mudanças na escolarização do aluno podem levá-lo a enfrentar diversos problemas no seu processo de escolarização, nas relações interpessoais mantidas no espaço escolar, no seu rendimento acadêmico.
Programa Escola da Família: oficinas lúdicas, criativas e educativas, com crianças de diferentes faixas etárias. Oficina de Brincadeiras os estagiários deverão desenvolver atividades cooperativas, que promovam o desenvolvimento das crianças em todos os seus aspectos. Salas de aula: oficinas educativas com as 2ª e 3ª séries, promovendo a discussão e reflexão de diferentes temas: preconceito, amizade, respeito, dentre outros. Roda de Conversas o conteúdo desta atividade deverá ser definido junto com as professoras das séries indicadas pela instituição. A atividade deverá ser desenvolvida pelos estagiários em conjunto com a professora da turma. Atividades educativas com as 5ª séries A, B e C, promovendo a discussão e reflexão de diferentes temas: preconceito, amizade, respeito, adaptação à escolaridade (transição da 4ª para a 5ª série), dentre outros.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339