AÇÕES DE EXTENSÃO
Educação Especial - Inclusão Escolar

Ano

2010

Objetivo

a) Compreender o funcionamento do campo educacional, bem como as relações estabelecidas dentro dele. b) Saber atuar diante das situações do contexto escolar: práticas pedagógicas, reuniões de professores e reuniões com as famílias. c) Analisar e atuar criticamente diante das dificuldades do campo educacional vivenciadas pelos agentes educacionais. d) Saber atuar na rede de apoio do campo educacional. e) Realizar relatórios técnicos sobre o contexto escolar, familiar e comunitário. f) Conhecer as práticas pedagógicas bem como todos os fatores a ela relacionados.

Análise

JUSTIFICATIVA PARA ESTAS PROPOSTAS: nas duas instituições de ensino estão sendo desenvolvidas atividades desde 2006 (2006 e 2007 com outra supervisora). A APAE é um campo com demandas diversificadas e possibilidades de intervenção, sendo avaliado como bom pelos estagiários, assim como pela diretora da instituição que sempre auxilia na execução das nossas propostas. No ano de 2010 a APAE passará por uma modificação nas práticas pedagógicas, abrindo mais espaço para a atuação dos estagiários. O problema da instituição é a burocracia, em que todas as atividades desenvolvidas necessitam de autorização e devolução para vários setores da instituição. A Escola Estadual Lions Clube, também possibilita frentes diversificadas de atuação, em caráter preventivo. No geral, as propostas de intervenção são acatadas pela instituição. O problema desta instituição é na menor abertura que oferecem para transformação de algumas práticas pedagógicas.

Ações

Realizar consultoria colaborativa com professores que lecionam para crianças incluídas no Ensino Regular (1º ao 5º ano), tendo por objetivo o de maximizar o processo de ensino-aprendizagem e a diminuição de problemas comportamentais. Além disso, a consultoria deve ter como foco auxiliar o professor para obter informações/recursos sobre as necessidades educacionais especiais, de alunos incluídos - com base nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Especial. No intuito de estimular a autonomia do professor. Realizar Treinamento com grupos de pais de crianças com e sem NEE, com o objetivo de aprimorar as práticas parentais e empoderá-los e de conscientizá-los sobre o processo de inclusão. Realizar Treinamento de Habilidades Sociais, atividades lúdicas (fantoches, teatros) e atividades de conscientização dos alunos sobre o processo de inclusão. Tais atividades devem ser planejadas e desenvolvidas juntamente com os professores, para que o professor tenha modelo de possíveis atividades, assim como para que resgate a sua responsabilidade perante os alunos. Participar das reuniões de HTPC, para que os estagiários tenham uma visão global dos problemas dos professores, quanto ao processo de inclusão e realizem consultoria, palestras e discussões com o grupo de professores do 1º ao 5º ano do Ensino Regular. Realizar orientação sexual com as crianças. Identificar demandas e intervir com os professores (por meio das reuniões de HTPC) e com os funcionários da instituição.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade