2010
a) Compreender o funcionamento do campo educacional, bem como as relações estabelecidas dentro dele. b) Saber atuar diante das situações do contexto escolar: práticas pedagógicas, reuniões de professores e reuniões com as famílias. c) Analisar e atuar criticamente diante das dificuldades do campo educacional vivenciadas pelos agentes educacionais. d) Saber atuar na rede de apoio do campo educacional. e) Realizar relatórios técnicos sobre o contexto escolar, familiar e comunitário. f) Conhecer as práticas pedagógicas bem como todos os fatores a ela relacionados.
JUSTIFICATIVA PARA ESTAS PROPOSTAS: nas duas instituições de ensino estão sendo desenvolvidas atividades desde 2006 (2006 e 2007 com outra supervisora). A APAE é um campo com demandas diversificadas e possibilidades de intervenção, sendo avaliado como bom pelos estagiários, assim como pela diretora da instituição que sempre auxilia na execução das nossas propostas. No ano de 2010 a APAE passará por uma modificação nas práticas pedagógicas, abrindo mais espaço para a atuação dos estagiários. O problema da instituição é a burocracia, em que todas as atividades desenvolvidas necessitam de autorização e devolução para vários setores da instituição. A Escola Estadual Lions Clube, também possibilita frentes diversificadas de atuação, em caráter preventivo. No geral, as propostas de intervenção são acatadas pela instituição. O problema desta instituição é na menor abertura que oferecem para transformação de algumas práticas pedagógicas.
Realizar consultoria colaborativa com professores que lecionam para crianças incluídas no Ensino Regular (1º ao 5º ano), tendo por objetivo o de maximizar o processo de ensino-aprendizagem e a diminuição de problemas comportamentais. Além disso, a consultoria deve ter como foco auxiliar o professor para obter informações/recursos sobre as necessidades educacionais especiais, de alunos incluídos - com base nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Especial. No intuito de estimular a autonomia do professor. Realizar Treinamento com grupos de pais de crianças com e sem NEE, com o objetivo de aprimorar as práticas parentais e empoderá-los e de conscientizá-los sobre o processo de inclusão. Realizar Treinamento de Habilidades Sociais, atividades lúdicas (fantoches, teatros) e atividades de conscientização dos alunos sobre o processo de inclusão. Tais atividades devem ser planejadas e desenvolvidas juntamente com os professores, para que o professor tenha modelo de possíveis atividades, assim como para que resgate a sua responsabilidade perante os alunos. Participar das reuniões de HTPC, para que os estagiários tenham uma visão global dos problemas dos professores, quanto ao processo de inclusão e realizem consultoria, palestras e discussões com o grupo de professores do 1º ao 5º ano do Ensino Regular. Realizar orientação sexual com as crianças. Identificar demandas e intervir com os professores (por meio das reuniões de HTPC) e com os funcionários da instituição.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339