2010
Facilitar o processo decisório relacionado à carreira em diferentes momentos da vida, segundo as necessidades de cada clientela e fase do ciclo vital, através de ações que promovam o autoconhecimento, o conhecimento da realidade, a identificação de influências e barreiras e suas estratégias de enfrentamento, a identificação de potencialidades e oportunidades e meios de maximizá-las, a definição de critérios para tomadas de decisão e a construção de projetos de vida profissional e pessoal, com as respectivas estratégias para se perseguir objetivos.
Os brasileiros não são educados para a carreira, na medida em que escolas e outros espaços educacionais pouco a colocam em pauta, ao contrário de países desenvolvidos nos quais se oferecem disciplinas obrigatórias nas grades curriculares em diferentes níveis para tratar o assunto, com o objetivo de estimular conhecimentos e habilidades necessários à preparação para a carreira e para as decisões profissionais ao longo da vida. Nesses casos, parte-se do pressuposto de que pessoas devidamente enquadradas profissionalmente tendem a ser mais realizadas e a trabalhar melhor, apresentando resultados de mais qualidade e atendendo mais adequadamente as demandas que são alvo de sua atuação. Além disso, busca-se promover a cidadania e minimizar os conflitos inerentes às escolhas de carreira, favorecendo o bem-estar das pessoas. Diante disso, a Orientação Profissional no Brasil tem se dedicado a suprir essas lacunas, ampliando seu leque de ações na direção de jovens e adultos em busca de emprego e/ou em fases de transição de carreira, como finalização de cursos e aposentadoria, por exemplo, e na direção de crianças e adolescentes, em contraposição ao trabalho infantil e à favor da educação para a carreira; além de sua prática tradicional direcionada a facilitar a escolha profissional de vestibulandos. Esse projeto, particularmente, buscou conciliar as ações dos 3 projetos anteriores mantidos pela autora desde 2005 e extintos com a mudança da grade curricular do curso de Psicologia em 2009. Dedicou-se à: 1) educação para o trabalho e a carreira junto a crianças e adolescentes; 2) à orientação a pessoas em situação de desemprego e/ou em busca de trabalho (o que inclui universitários em fase de conclusão do curso); e, 3) à orientação vocacional para facilitação da escolha profissional de jovens e adultos.
DESCRIÇÃO GERAL - Orientação vocacional e profissional junto a adolescentes e adultos, na modalidade clínica e educacional, na forma de atendimentos individuais e grupais, oferecidos no serviço-escola de Psicologia da Uniararas e nas escolas e instituições parceiras, com objetivos de facilitação da escolha profissional, educação para o trabalho e/ou de direcionamento e adequação da busca de oportunidades de qualificação e recolocação profissional, tendo variado em formato e objetivos segundo as demandas em cada caso. - Palestras sobre escolha profissional e mercado de trabalho nas escolas e instituições parceiras - Ações de apoio na Feira de Profissões da Uniararas - Ações deRecrutamento e Seleção junto a professor e alunos das engenharias da Uniararas, para composição da equipe geradora da Empresa Jr. DETALHAMENTO POR PARCERIA: descrição inviabilizada pelo limite de caracteres desse campo de inserção. Ver documento disponível no curso de Psicologia denominado "Quadro de notas, horas e atividades do estágio".
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339