AÇÕES DE EXTENSÃO
Orientação Profissional
Ano 2010
Período 02/02/2010 a 17/12/2010
Periodicidade ANUAL
Tipo da ação PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Sobre a ação

Informações do projeto

Objetivo

Facilitar o processo decisório relacionado à carreira em diferentes momentos da vida, segundo as necessidades de cada clientela e fase do ciclo vital, através de ações que promovam o autoconhecimento, o conhecimento da realidade, a identificação de influências e barreiras e suas estratégias de enfrentamento, a identificação de potencialidades e oportunidades e meios de maximizá-las, a definição de critérios para tomadas de decisão e a construção de projetos de vida profissional e pessoal, com as respectivas estratégias para se perseguir objetivos.

Ações realizadas

DESCRIÇÃO GERAL - Orientação vocacional e profissional junto a adolescentes e adultos, na modalidade clínica e educacional, na forma de atendimentos individuais e grupais, oferecidos no serviço-escola de Psicologia da Uniararas e nas escolas e instituições parceiras, com objetivos de facilitação da escolha profissional, educação para o trabalho e/ou de direcionamento e adequação da busca de oportunidades de qualificação e recolocação profissional, tendo variado em formato e objetivos segundo as demandas em cada caso. - Palestras sobre escolha profissional e mercado de trabalho nas escolas e instituições parceiras - Ações de apoio na Feira de Profissões da Uniararas - Ações deRecrutamento e Seleção junto a professor e alunos das engenharias da Uniararas, para composição da equipe geradora da Empresa Jr. DETALHAMENTO POR PARCERIA: descrição inviabilizada pelo limite de caracteres desse campo de inserção. Ver documento disponível no curso de Psicologia denominado "Quadro de notas, horas e atividades do estágio".

Análise

Os brasileiros não são educados para a carreira, na medida em que escolas e outros espaços educacionais pouco a colocam em pauta, ao contrário de países desenvolvidos nos quais se oferecem disciplinas obrigatórias nas grades curriculares em diferentes níveis para tratar o assunto, com o objetivo de estimular conhecimentos e habilidades necessários à preparação para a carreira e para as decisões profissionais ao longo da vida. Nesses casos, parte-se do pressuposto de que pessoas devidamente enquadradas profissionalmente tendem a ser mais realizadas e a trabalhar melhor, apresentando resultados de mais qualidade e atendendo mais adequadamente as demandas que são alvo de sua atuação. Além disso, busca-se promover a cidadania e minimizar os conflitos inerentes às escolhas de carreira, favorecendo o bem-estar das pessoas. Diante disso, a Orientação Profissional no Brasil tem se dedicado a suprir essas lacunas, ampliando seu leque de ações na direção de jovens e adultos em busca de emprego e/ou em fases de transição de carreira, como finalização de cursos e aposentadoria, por exemplo, e na direção de crianças e adolescentes, em contraposição ao trabalho infantil e à favor da educação para a carreira; além de sua prática tradicional direcionada a facilitar a escolha profissional de vestibulandos. Esse projeto, particularmente, buscou conciliar as ações dos 3 projetos anteriores mantidos pela autora desde 2005 e extintos com a mudança da grade curricular do curso de Psicologia em 2009. Dedicou-se à: 1) educação para o trabalho e a carreira junto a crianças e adolescentes; 2) à orientação a pessoas em situação de desemprego e/ou em busca de trabalho (o que inclui universitários em fase de conclusão do curso); e, 3) à orientação vocacional para facilitação da escolha profissional de jovens e adultos.

Resultado

Vários clientes conseguiram decidir suas carreiras, seja pela escolha de um curso superior ou técnico, seja pela revisão de seus objetivos profissionais e de sua procura de emprego. Dos 20 atendimentos individuais, apenas 3 adolescentes encerraram o processo sem escolha definida, mas conscientes de seus interesses e possibilidades. Todos os 34 alunos da escola técnica conseguiram decidir o curso superior de sua preferência e traçar um projeto de futuro com objetivos e estratégias para persegui-los. Dos 26 desempregados atendidos, 6 conseguiram emprego logo após o 1o encontro. Todos os adolescentes atendidos em OVP na AEHDA apresentaram avanços em maturidade para a escolha profissional ao final do programa, tendo chamado a atenção os aspectos perspectivas de futuro e intenção de continuidade dos estudos, que mais se destacaram, possivelmente pela descoberta de serviços de apoio e de facilitação do acesso à universidade e qualificação profissional aos estudantes de baixa renda. O mesmo foi observado na EE Luis Martini de Mogi Guaçu. A equipe técnica da AEHDA também apontou melhoras no comportamento dos adolescentes que passaram por educação para o trabalho e uma das turmas atendidas evidenciou isso claramente nas dimensões avaliadas pelo Questionário de Educação à Carreira. Na EMEF João Poletti as crianças encerraram as atividades com uma peça de teatro apresentada a toda a escola, refletindo o que aprenderam sobre o mundo do trabalho, as habilidades sociais necessárias, a importância de pensar no futuro e de se dedicar a construí-lo ativamente, o que chamou a atenção dos colegas que não aderiram ao projeto e dos profissionais da escola para o desenvolvimento dos alunos atendidos, antes vistos como "alunos problemas" e agora aparentemente mais respeitados. Também notou-se avanços em seu autoconceito e conduta social na escola. Resultados mais aprofundados poderão ser observados nos trabalhos submetidos ao 3o Congresso Latino-Americ. de Orient. Profissional da ABOP.
Equipe

Participantes envolvidos

Docentes

2 docentes envolvidos
  • Cristina da Cruz Franchini
  • Fernanda Aguillera

Discentes

12 discentes envolvidos
  • Bárbara Gomes Cerri
  • Cássia Fernanda Pereira Pejon
  • Fernanda Femena Beteghelli
  • Gabriela Maria De Oliveira
  • Graziela Cristina Cunha Mutti
  • Marcelo Alves
  • Mona Lisa Mistrelo
  • Natália América Machado
  • Reinaldo Roberto
  • Toni Michel Guimarães
Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade