AÇÕES DE EXTENSÃO
Serviço de Psicologia no Conselho Tutelar: possíveis intervenções

Ano

2010

Objetivo

- Garantir a oportunidade de o futuro psicólogo entrar em contato com a realidade social e de trabalho do Conselho Tutelar, oferecendo diversos níveis de intervenção. - Instrumentalizar o aluno para agir com uma atitude científica, uma postura ética, crítica e comprometida com o desenvolvimento da cidadania como um direito de todos. - Discutir a função e papel do psicólogo enquanto agente de mudanças e sua responsabilidade social. - Compreender o psicólogo como um profissional, também das áreas da saúde e da educação, com responsabilidades na criação e garantia das políticas públicas e com atuação voltada às necessidades da comunidade e ao desenvolvimento da cidadania. - Apropriar-se do conhecimento dos direitos das crianças e adolescentes brasileiros e suas implicações, seus princípios norteadores, sua aplicabilidade. - Reconhecer a influência dos aspectos econômicos e sociais dos problemas enfrentados na realidade brasileira e conseqüentemente os limites da ação do psicólogo diante de determinados problemas.

Análise

O Conselho Tutelar, embora um importante canal de atendimento aos direitos sociais, demonstra a necessidade urgente da articulação das diversas instâncias sociais envolvidas no direito à cidadania. Sem essa articulação, o Estatuto da Crianças e do Adolescente (ECA) corre o risco de se transformar em um instrumento ineficaz na luta pelos direitos da infância e da adolescência no Brasil. Considerando que o Conselho Tutelar assume um lugar de destaque no que se refere aos encaminhamentos de crianças e adolescentes que sofram algum tipo que violação de direitos, entende-se que o profissional que atua diretamente nesse órgão precisa ser ouvido – já que nem sempre o Conselheiro tem formação acadêmica e/ou profissional que atenda às necessidades de seu exercício profissional ou mesmo que tenha, nem sempre ela é suficiente. Ou seja, precisa de um suporte, que permita uma reflexão de suas responsabilidades e ações. Além disso, sabe-se que o trabalho de um Conselheiro não pode estar isolado das demais camadas da sociedade civil – apesar de quase sempre assim o parecer – e a universidade é uma esfera da sociedade que deve se comprometer com as questões de sua comunidade local e regional. Reconhecendo tanto as limitações como as capacidades de um profissional de Psicologia é que este projeto de estágio elaborar uma proposta de intervenção contextualizada e eficaz em parceria com o Conselho Tutelar de Araras.

Ações

- Realização de atendimentos psicológicos (avaliação psicológica e/ou plantão psicológico) das crianças, adolescentes e famílias encaminhados pelo Conselho Tutelar de Araras, com o objetivo principal de avaliar a saúde psicológica dos mesmos, e identificar os direitos que estão sob ameaça ou violação, a fim de sugerir ações necessárias para garantir os direitos da criança, do adolescente e da família e do seu desenvolvimento saudável. - Discussões de caso com o Conselho Tutelar, para avaliar os serviços e políticas disponíveis no município adequados para preservar os princípios do ECA. - Oferecimento, aos Conselheiros, de um espaço para discussão e solução dos problemas que enfrentam e de refletir sobre sua ação e suas relações com o contexto social, econômico e político do país. - Visitas domiciliares e institucionais, para compreender a criança/adolescente sob diferentes perspectivas.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
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Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

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