AÇÕES DE EXTENSÃO
Programa Ler e Escrever - Prioridade no Ensino Municipal - Projeto "Aluno Pesquisador" SME/PMSP

Ano

2008

Objetivo

Compreendendo que o Programa Ler e Escrever, da SMESP apresenta-se como um conjunto integrado de ações e projetos que visam “reverter o quadro de fracasso escolar ocasionado pelo analfabetismo e pela alfabetização precária dos alunos do Ensino Fundamental na Rede Municipal” , a UNIARARAS acolhe e parabeniza a administração municipal pelo esforço concentrado em tão importante tarefa e apresenta-se solidariamente para o diálogo entre as escolas da rede municipal e a pesquisa acadêmica. Julgamos que, no que tange ao compromisso com a busca da melhor qualidade da escola pública, temos uma identidade de princípios que já sedimentou parcerias importantes como a formação de docentes do ensino fundamental e educação infantil em nível superior desta rede municipal, em parceria com o Instituto Razão Social (2004-2005) e sua segunda edição programada para o ano de 2007 e, em nova parceria no mesmo sentido (2007-2008), além da participação no Projeto Aluno Pesquisador em 2007.

Análise

Entendemos que o Curso de Pedagogia da Uniararas, organizado de acordo com as mais recentes Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia e articulado com as mais recentes e importantes reflexões sobre o ensino e a aprendizagem na Educação Básica, pode oferecer aos seus alunos-pesquisadores um conjunto de competências e habilidades de ação e reflexão bastante significativo; o que os habilita para, junto aos professores da Rede Municipal de Ensino, construir interpretações para as situações de fracasso na alfabetização, propor intervenções adequadas para a superação das dificuldades dos alunos, constituir-se como parceiro de reflexão-ação e produzir conhecimentos articulando a observação/participação/parceria na prática pedagógica e os conhecimentos científicos construídos durante sua formação universitária.

Ações

4. PLANEJAMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO E EXPLICITAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 4.1. 1ª Etapa - Formação inicial: Mobilizando Saberes Período: fevereiro a abril de 2008 Neste primeiro período, os alunos participarão de situações formativas de diferentes naturezas (oreintação individual, formação em pequenos grupos, seminários, etc). O objetivo desta primeira etapa é mobilizar a reflexão dos alunos acerca dos fundamentos teóricos da alfabetização e sobre o planejamento e construção de situações didáticas estruturadas a partir do referencial construtivista sócio-interacionista. Serão temas das situações formativas nesta primeira etapa: a) Análise do registro escrito como recurso na formação pessoal e profissional. b) Breve histórico do processo de alfabetização, principais movimentos teóricos e concepções. c) A concepção construtivista da aprendizagem. d) Hipóteses acerca do desenvolvimento da escrita. e) Análise de escritas não convencionais dos alunos e compreensão das possibilidades de intervenção do professor. f) Processos envolvidos no ato de ler. g) Hipóteses acerca do desenvolvimento da leitura. h) Trabalho pedagógico orientado para a formação de leitores: análise de rotinas. i) Alfabetizando em contextos letrados: o trabalho com os diversos gêneros e tipos textuais. j) Aprendendo a linguagem que se escreve: os procedimentos de produção textual. k) A heterogeneidade na sala de aula. l) Metodologia de projetos para o ensino da leitura e escrita. 2ª Etapa – Observação, diagnóstico e sistematização de dados iniciais Período: março a maio de 2008 Nesta etapa, os alunos serão provocados a olhar, com cuidado, a realidade da escola em que estão inseridos. Esse olhar cuidadoso deverá se debruçar principalmente sobre as rotinas de sala de aula, as produções das crianças, suas potencialidades e dificuldades. Para sistematizar esses dados os alunos recorrerão ao registro pessoal (portfólio) e a protocolos específicos de pesqui

Dados gerais

Professores envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
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Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

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