AÇÕES DE EXTENSÃO
Fisioterapia na Saúde Mental em Clínica Psiquiátrica.
Ano 2008
Período 11/02/2008 a 10/02/2009
Periodicidade ANUAL
Tipo da ação PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Sobre a ação

Informações do projeto

Objetivo

Capacitar o aluno para a sua formação profissional Promover maior conhecimento na área da Saúde Mental Exploração de pesquisa científica com publicações e participações em congressos e/ou simpósios nacionais e internacionais Exploração das incapacidades cognitivas e motoras dos pacientes portadores de necessidades especiais, idosos com demências e pacientes dependentes químicos. Oferecer maior esclarecimento da atuação da fisioterapia no mercado de trabalho com a Saúde Mental.

Ações realizadas

Ação de extensão do curso de Fisioterapia do 5º ao 8º período, onde o aluno aprimora-se no setor de Saúde Mental em hospital psiquiátrico, visando conhecimento mais amplo e abrangência no mercado de trabalho para sua atuação.

Análise

Na área de Saúde Mental, as atividades pedagógicas visam considerar toda complexidade da situação do sofrimento mental, levando as práticas multidisciplinares, mais resolutivas e abrangentes. Apesar da angústia do cotidiano e do muito que existe a ser conquistado, podemos perceber claramente as mudanças em avaliações a curto prazo, dos pacientes portadores de necessidades especiais com a atuação da Fisioterapia.

Resultado

O trabalho de fisioterapia realizado no hospital psiquiátrico, clínica Sayão, proporcionou benefícios para a manutencão e atenuacão das alteracões neurológicas dos pacientes em tratamento, bem como do ganho em conhecimento teórico e prático aos alunos de graduacão.;A intervenção da fisioterapia aos pacientes institucionalizados da clínica Sayão, foram beneficiados quanto à manutencão e atenuacão das alteracões neurológicas. Também foram realizadas adequações posturais em cadeira de rodas e orientações de técnicas de transferências aos funcionários da enfermagem, em relação aos pacientes. Em relação à participação dos alunos do curso de fisioterapia, os mesmos, obtiveram ganho em conhecimento teórico e prático, um diferencial do curso da fisioterapia com a prática da saúde mental.;A intervenção da fisioterapia aos pacientes institucionalizados da clínica Sayão, foram beneficiados quanto à manutencão e atenuacão das alteracões neurológicas, respiratórias e ortopédicas. Também foram realizadas adequações posturais em cadeira de rodas e orientações de técnicas de transferências aos funcionários da enfermagem, em relação aos pacientes. Em relação à participação dos alunos do curso de fisioterapia, os mesmos, obtiveram ganho em conhecimento teórico e prático, um diferencial do curso da fisioterapia com a prática da saúde mental.
Equipe

Participantes envolvidos

Docentes

5 docentes envolvidos
  • Ana Paula Canonici
  • Cristina da Cruz Franchini
  • Elem Marta Torello
  • Sofia Poletti
  • Sofia Poletti

Discentes

40 discentes envolvidos
  • Aline Araujo
  • Aline Barbosa Rodrigues
  • Ana Cláudia Basso
  • Ana Elisa Teixeira De Freitas
  • Ana Leticia Gurjão Borin
  • Andressa Scudeler Antonio
  • Ariana Roberta Iamondi
  • Bruna Fernandes
  • Bruna Gabriela Provedel
  • Bruna Neri Roman
Registros da ação

Galeria de fotos

Foto 1 da ação de extensão
Foto 2 da ação de extensão
Foto 3 da ação de extensão
Foto 4 da ação de extensão
Foto 5 da ação de extensão
Foto 6 da ação de extensão
Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade