AÇÕES DE EXTENSÃO
PROJETO – II.8: Educação Especial – Inclusão Social e Escolar

Ano

2008

Objetivo

Primeira proposta: Realizar consultoria colaborativa com professores que lecionam para crianças (1º ao 4º ano) e para professores que realizam atividades lúdicas/recreativas com os alunos, tendo por objetivo o de maximizar o processo de ensino-aprendizagem e a diminuição de problemas comportamentais. Segunda proposta: Implementar e avaliar o Treinamento de Habilidades Sociais e atividades visando o desenvolvimento lúdico/cognitivo das crianças (fantoches, teatros). Terceira proposta: Trabalhar com os alunos as adaptações para diferentes ambientes (passagem da escola regular para a APAE, passagem da APAE para a escola regular e passagem da APAE para o sítio Arco Iris - profissionalização). Assim como trabalhar com os alunos o estudar na APAE. Quarta proposta: Realizar orientação sexual, com adolescentes/alunos da instituição. Quinta proposta: Realizar Treinamento com grupos de pais de crianças com NEE, com o objetivo de aprimorar as práticas parentais e empoderá-los e de conscientizá-los sobre o processo de inclusão. Sexta proposta: Participar das reuniões de HTPC, para que os estagiários tenham uma visão global dos problemas dos professores, e realizem consultoria, palestras e discussões com o grupo de professores do 1º ao 4º ano. Além de trabalhar com os funcionários da instituição.

Análise

 Existe uma demanda, que norteou essa proposta de estágio. Segundo a diretora e a psicóloga da instituição as professoras das 2ª a 4ª séries estão com dificuldades de comportamento com os alunos. Além disso, a professora da brinquedoteca está com dificuldades de como propor atividades que possam desenvolver o lúdico e a criatividade das crianças.  Como segunda demanda, tem-se a orientação sexual dos adolescentes. A psicóloga já havia proposto atividades desse gênero, mas não obteve um retorno satisfatório, por considerar que os alunos, não se exporem a ela.

Ações

Consultoria colaborativa com professores das salas alvos; Treinamento de Habilidades Sociais e atividades de fantoches, teatros; Orientação sexual com adolescentes da instituição; Grupo de pais; Participação de reuniões com os professores e intervenção com os demais agentes educativos.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade