AÇÕES DE EXTENSÃO
PROJETO II.7: Educação Especial – Inclusão Social e Escolar
Ano 2008
Período 17/03/2008 a 18/12/2009
Periodicidade ANUAL
Tipo da ação PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Sobre a ação

Informações do projeto

Objetivo

Primeira proposta: Realizar consultoria colaborativa com professores que lecionam para crianças incluídas no Ensino Regular (1º ao 5º ano), tendo por objetivo o de maximizar o processo de ensino-aprendizagem e a diminuição de problemas comportamentais. Segunda proposta: Realizar Treinamento com grupos de pais de crianças com e sem NEE, com o objetivo de aprimorar as práticas parentais e empoderá-los e de conscientizá-los sobre o processo de inclusão. Terceira proposta: Realizar Treinamento de Habilidades Sociais, atividades lúdicas (fantoches, teatros) e atividades de conscientização dos alunos sobre o processo de inclusão. Quarta proposta: Participar das reuniões de HTPC, para que os estagiários tenham uma visão global dos problemas dos professores, quanto ao processo de inclusão e realizem consultoria, palestras e discussões com o grupo de professores do 1º ao 5º ano do Ensino Regular. Quinta proposta: Realizar orientação sexual com as crianças. Sexta proposta: Identificar demandas e intervir com os professores (por meio das reuniões de HTPC) e com os funcionários da instituição.

Ações realizadas

1- Conultoria colaborativa com professores das salas alvos; 2- Treinamento de habilidades sociais, atividades de fantoches, teatros e conscientização dos alunos sobre o processo de inclusão; 3- Treinamento com pais; 4- Participação e intervenção com grupo de professores da instituição; 5- Orientação sexual com as crianças; 6- Identificar demandas e realizar intervenções com os demais agentes educativos.

Análise

A proposta desse estágio é dar continuidade as atividades realizadas no ano anterior, mas também iniciar outras atividades (intervenção com os agentes educativos). Segundo a coordenadora da instituição, existe uma demanda relacionada ao 2o. ano, 2a série, 3a. série e PIC (Programa Intensivo de Ciclo), pois existem alunos com dificuldades de aprendizagem acentuada, deficiência visual e deficiência auditiva, ou seja, são incluídos na instituição e as professoras estão com dificuldades para desenvolver estratégias de ensino- aprendizagem e para manejar comportamentos dos mesmos. Assim como, os alunos, de modo geral, também apresentam dificuldades de relacionamentos com as crianças com NEE. Quanto ao treinamento de pais, torna-se pertinente, pois os pais têm demonstrado interesse em participar das atividades realizadas na escola, para além das reuniões escolares, sendo uma oportunidade de maior vínculo família- escola. E por fim, o trabalho em HTPC, para tornar mais abrangente a nossa proposta.

Resultado

Intervenção com grupo de alunos: Treinamento de habilidades sociais e concientização do processo de inclusão: 1- Maior aceitação das diferenças; 2- Melhora no processo de ensino-aprendizagem; 3- Maximização do repertório de habilidades sociais; 4- Diminuição dos problemas de comportamento internalizantes e externalizantes. Consultoria colaborativa com os professores: 1- Maior vínculo professor-aluno; 2- Aprimoramento das estratégias de ensino-aprendizagem; 3- Maior conscientização e informação sobre alunos com necessidades educacionais especiais. Grupo de pais: 1- Empoderamento dos pais, sobre práticas parentais; 2- Maximização das práticas parentais para favorecer os comportamentos dos filhos; 3- Capacitação dos pais sobre práticas favorecedoras do desepenho acadêmico dos filhos; 4- Informação e diminuição do estresse. A instituição de ensino ofereceu uma abertura das práticas, ao longo do estágio, demonstrando uma valorização das ações realizadas. Tais resultados devem ser ponderados, considerando a co-existência de outras variáveis. ;Intervenção com grupo de alunos: Treinamento de habilidades sociais, orientação sexual e concientização do processo de inclusão: 1- Maior aceitação das diferenças; 2- Melhora no processo de ensino-aprendizagem; 3- Maximização do repertório de habilidades sociais; 4- Diminuição dos problemas de comportamento internalizantes e externalizantes. Consultoria colaborativa com os professores: 1- Maior vínculo professor-aluno; 2- Aprimoramento das estratégias de ensino-aprendizagem; 3- Maior conscientização e informação sobre alunos com necessidades educacionais especiais. Grupo de pais: 1- Empoderamento dos pais, sobre práticas parentais; 2- Maximização das práticas parentais para favorecer os comportamentos dos filhos; 3- Capacitação dos pais sobre práticas favorecedoras do desepenho acadêmico dos filhos; 4- Informação e diminuição do estresse; 5- Esclarecimento sobre o processo de inclusão. HTPCs e intervenções com os professores e demais agentes educativos: 1-Conscientização sobre o processo de inclusão, sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, abuso sexual infantil e estresse. A instituição de ensino ofereceu uma abertura das práticas, ao longo do estágio, demonstrando uma valorização das ações realizadas. Tais resultados devem ser ponderados, considerando a co-existência de outras variáveis.
Equipe

Participantes envolvidos

Docentes

3 docentes envolvidos
  • Cristina da Cruz Franchini
  • Fabiana Cia
  • Rosana Righetto Dias

Discentes

11 discentes envolvidos
  • Aline Costa Fantinato
  • Ana Leticia Caressato
  • Ana Paula De Souza Franco De Oliveira
  • Ana Paula Rodrigues Da Rocha
  • Elaine Botelho Do Couto
  • Fabiana Cristina De Paula Santos
  • Jeniffer Privati
  • Juliana Levorato Faber
  • Lilian Ferreira Dos Santos
  • Liliane Arantes Pietrobon
Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade