AÇÕES DE EXTENSÃO
PROJETO II.7: Educação Especial – Inclusão Social e Escolar

Ano

2008

Objetivo

Primeira proposta: Realizar consultoria colaborativa com professores que lecionam para crianças incluídas no Ensino Regular (1º ao 5º ano), tendo por objetivo o de maximizar o processo de ensino-aprendizagem e a diminuição de problemas comportamentais. Segunda proposta: Realizar Treinamento com grupos de pais de crianças com e sem NEE, com o objetivo de aprimorar as práticas parentais e empoderá-los e de conscientizá-los sobre o processo de inclusão. Terceira proposta: Realizar Treinamento de Habilidades Sociais, atividades lúdicas (fantoches, teatros) e atividades de conscientização dos alunos sobre o processo de inclusão. Quarta proposta: Participar das reuniões de HTPC, para que os estagiários tenham uma visão global dos problemas dos professores, quanto ao processo de inclusão e realizem consultoria, palestras e discussões com o grupo de professores do 1º ao 5º ano do Ensino Regular. Quinta proposta: Realizar orientação sexual com as crianças. Sexta proposta: Identificar demandas e intervir com os professores (por meio das reuniões de HTPC) e com os funcionários da instituição.

Análise

A proposta desse estágio é dar continuidade as atividades realizadas no ano anterior, mas também iniciar outras atividades (intervenção com os agentes educativos). Segundo a coordenadora da instituição, existe uma demanda relacionada ao 2o. ano, 2a série, 3a. série e PIC (Programa Intensivo de Ciclo), pois existem alunos com dificuldades de aprendizagem acentuada, deficiência visual e deficiência auditiva, ou seja, são incluídos na instituição e as professoras estão com dificuldades para desenvolver estratégias de ensino- aprendizagem e para manejar comportamentos dos mesmos. Assim como, os alunos, de modo geral, também apresentam dificuldades de relacionamentos com as crianças com NEE. Quanto ao treinamento de pais, torna-se pertinente, pois os pais têm demonstrado interesse em participar das atividades realizadas na escola, para além das reuniões escolares, sendo uma oportunidade de maior vínculo família- escola. E por fim, o trabalho em HTPC, para tornar mais abrangente a nossa proposta.

Ações

1- Conultoria colaborativa com professores das salas alvos; 2- Treinamento de habilidades sociais, atividades de fantoches, teatros e conscientização dos alunos sobre o processo de inclusão; 3- Treinamento com pais; 4- Participação e intervenção com grupo de professores da instituição; 5- Orientação sexual com as crianças; 6- Identificar demandas e realizar intervenções com os demais agentes educativos.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade