Informações do projeto
Objetivo
Intervir no processo de reabilitação, educação/reeducação e inserção social, utilizando o cavalo como instrumento terapêutico .
Ações realizadas
Interferir no processo de reabilitação com o uso do cavalo, explorando atividades de alimentação, escovação e montaria. Realização de pesquisas científicas utilizando métodos de avaliação para a mensuração dos resultados.
Análise
Devido aos resultados satisfatórios encontrados em pesquisas nesta área, onde o cavalo atua como instrumento cinesioterapêutico, educativo e de inserção social.O indivíduo que pratica essa terapia pode usufruir de estimulações táteis, visuais, auditivas e proprioceptivas, além de melhorar a força muscular, o equilíbrio, a coordenação motora,a auto-imagem, a autoestima, a autoconfiança, disciplina, iniciativa e também uma adequação no comportamento social.
Resultado
Esse projeto visa interferir no processo de reabilitação com uso do cavalo como forma terapêutica. Esse projeto ocorre semanalmente no período de 11 meses e a cada encontro são realizados 3 procedimentos (atividades de alimentação, escovação e montaria). Os benefícios dessa terapia foram relatados através de resultados obtidos em pesquisas científicas. ;No ano de 2009 foram realizadas vivências com alunos do 8º período do curso de Odontologia, bem como alunos do 3º, 7º e 8º períodos do curso de Fisioterapia. Recebemos doações de orgãos público e privado para obtenção de equipamentos para a realização das terapias ,como também para melhorias na estrutura física do local de trabalho.As doações somaram em torno de R$15.000,00 (quinze mil reais). Pesquisas científicas de estudo de casos ainda em andamento e uma delas concretizada em trabalho de conclusão de curso, aguardando aceite para publicação.;No primeiro semestre atendemos a vinte e dois praticantes, sendo alguns duas vezes na semana. As atividades foram desenvolvidas todas as segundas e quartas feiras em período integral. Neste semestre realizamos trabalhos de pesquisa científica em número de CINCO,para conclusão da graduação do curso de Fisioterapia, onde dois deles apresentados no 5 Congresso Científico da Uniararas. Foram desenvolvidas atividades para aquisição de recursos financeiros para a compra de materiais e manutenção dos animais. Recebemos como doação da Associação Brasileira do cavalo Mangalarga, uma égua, a qual será utilizada para a equitação esportiva com praticantes com Paralisia Cerebral e Acidente Vascular Encefálico.;Neste primeiro semestre a Associação de Equoterapia de Araras recebeu uma égua de doação, a qual, vem sendo utilizada para realização das atividades, bem como para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa. Trabalhos de conclusão de curso de graduação em Fisioterapia em andamento são: A Influência da Equoterapia na Síndrome de Goldenhar; A influência da Equoterapia no Acidente Vascular Encefálico. Trabalho de conclusão de curso na pós graduação em Neurologia Adulto e Infantil: A Influência da Equoterapia na Paralisia Cerebral.




