Informações do projeto
Objetivo
Interferir nos desequilíbrios posturais e em áreas deficitárias sensoriais e motoras,encontradas na fase escolar de crianças e adolescentes.
Ações realizadas
Avaliação FaseI- crianças do maternal a quarta série: avaliados 120 alunos,para levantamento das áreas deficitárias nos aspectos motor, postural e sensorial.
Avaliação FaseII- adolescentes de quinta a oitava séries, levantamento das áreas deficitárias nos aspectos motor, sensorial e postural.Intervenção terapêutica grupal e individual.Ações conjuntas na saúde bucal e higiêne pessoal.
Intervenção terapêutica nas áreas deficitárias detectadas através de orientações aos professores e familiares, atendimentos grupais e individuais.
Análise
Sabemos que a fase pré-escolar a criança pode habituar-se a posturas viciosas e comportamentos que irão lhe prejudicar futuramente no desenvolvimento físico, senorial e motor. Portanto a Fisioterapia pode contribuir para a uma intervenção precoce nesses aspectos, previnindo alterações no desenvolvimento, bem como tratando condições viciosas já habituadas em adolescentes.
Resultado
Através da avaliação do Manual de Desenvolvimento Motor de Francisco Rosa Neto, estamos constatando áreas deficitárias em crianças , nos aspectos motor, sensorial e postural , criando estratégias de intervenção individual e grupal, com orientações a professores e familiares.;Neste ano foi dado contiuidade nas avaliações programadas, como também orientações nos aspectos posturais em sala de aula e no ambiente externo.;As atividades foram desenvolvidas quinzenalmente, onde quinze crianças foram avalidas pela escala de desenvolvimento motor de Francisco Rosa Neto e biofotoimagem para avaliação postural. Os resultados estão sendo tabulados.




