2008
Atuar na comunidade local com atenção primária a saude. Desenvolver recursos de informação básica junto a população e estudantes com relação a saúde preventiva. Levantar dados que forneçam subsídios para organização de campanhas futuras.
Campanhas preventivas educativas realizadas junto à população permitem atuação direta junto à comunidade em seu próprio ambiente; facilita detecção de outras informações relevantes que podem servir de parametro a campanhas e ações mais objetivas preventivas atuais e futuras e instala junto à população e profissionais envolvidos a cultura da educação sistemática de prevenção em saúde.
Foi elaborado um circuito de atividades relacionadas com a prática Fisioterapêutica primária composta de: 1- ficha de anamnese, 2- avaliação postural onde utilizou-se o simetógrafo padrão e ficha de avaliação postural, denominada Teste Postural Compacto, desenvolvido para este tipo de campanha e 3- orientações preventivas com relação à osteoporose e obesidade; 4- orientações preventivas aos cuidadores de pacientes crônicos. As avaliações levantaram as alterações morfológicas da estrutura músculoesqulética observadas em superfície, pelo alinhamento corporal segundo planos frontal e sagital. Foi realizada a localização palpatória das estruturas ósseas mais superficiais e indicativas de alteração postural como: posição de maléolos, alinhamento de patela e tubérculo tibial, altura de cristas ilíacas, alinhamento de processos espinhosos da coluna vertebral. Após cada avaliação, realizada por dupla de alunos com suprevisão de docentes da Uniararas os participantes receberam orientações com relação a cuidados em movimentos e posturas em atividades diárias e aqueles que apresentaram quadro álgico e/ ou de alteração significativa em postura foram orientados a buscarem um serviço de saúde para serem avaliados clinicamente por um médico e após isso, um serviço de Fisioterapia a fim de receberem tratamento postural adequado. Também foi realizada avaliação do desenvolvimento motor infantil, em crianças de 2 a 11 anos, utilizando a Escala de Avaliação Motora (EDM) de Rosa Neto, onde foram avaliadas as atividades motoras fina, grossa e equilibrio. Foram mensuradas também a estatura, peso e perimetro cefálico para verificação o crescimento ponderal e relacioná-lo com o do desenvolvimento motor destas crianças.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339