2007
- Oferecer aos cuidadores informação e orientação a respeito da deficiência. - fornecer subsídios para que o cuidador seja um coadjuvante na reabilitação de seu familiar; - orientar os cuidados em relação ao manuseio, transferências, mobiliário e exercícios que podem ser realizados em casa. - orientar os cuidadores a respeito da deficiência, suas limitações e potencialidades, valorizando o saber e habilidades de cada ser; - Promover e garantir a igualdade social, atuando inicialmente através do cuidador da pessoa com deficiência. - oportunizar a busca por uma melhoria da qualidade de vida dos usuários e cuidadores que freqüentam a clínica de fisioterapia da UNIARARAS.
O Projeto Orientação aos Cuidadores de Pessoas com Deficiência se justifica pela reconhecida importância da família no processo de reabilitação e de bem estar das pessoas com deficiência. Este projeto propõe que enquanto o paciente se encontre em tratamento fisioterapêutico, seu cuidador participe de atividades em grupo recebendo informações importantes a respeito da deficiência. Objetiva maximizar as potencialidades do familiar que ajuda no processo de reabilitação, bem como transformá-lo em um propagador do desenvolvimento inclusivo e valorizador da diversidade humana. Os cuidadores das pessoas com deficiência permanecem por um período relativamente longo à espera de seu familiar em tratamento na Clinica de Fisioterapia. Estas pessoas são responsáveis pelo manuseio e cuidados de seu familiar deficiente, mas na maioria das vezes não recebem um treinamento e/ou esclarecimento da melhor maneira de realizar estas tarefas.
As ações do Projeto Orientação aos Cuidadores de Pessoas com Deficiência estão organizadas com palestras e oficinas em grupo. Foram proferidas palestras e oficinas sobre diversos temas escolhidos pelos próprios cuidadores, como: Convivência com pessoas com deficiência; Diagnóstico e prognóstico, manuseio da pessoa deficiente, auxilio nas transferências posturais, cuidados com escaras e higiene pessoal, exercícios complementares à terapia, etc. As atividades foram realizadas em grupo e algumas vezes com a participação da pessoa deficiente.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339