Desenvolver prática sistemática preventiva e educativa junto á população relacionada às desordens posturais e sua relação com algias músculo-esqueléticas ligadas ou não às atividades laborais.
Estimular a cultura educativa preventiva com relação ao desenvolvimento motor infantil, em faixa etária de fácil acessibilidade á ações terapêuticas devido à plasticidade do sistema neuromotor da criança.
Estimular e facilitar junto á população atendida atitudes preventivas com relação à doenças que podem e devem ser prevenidas como a osteoporose e obesidade.
Análise
Campanhas preventivas educativas realizadas junto à população permitem atuação direta junto à comunidade em seu próprio ambiente, facilita detecção de outras informações relevantes que podem servir de parametro a campanhas e ações mais objetivas preventivas atuais e futuras e instala junto à população e profissionais envolvidos a cultura da educação sistemática de prevenção em saúde.
Ações
Foi elaborado um circuito de atividades relacionadas com a prática Fisioterapêutica primária composta de: 1- ficha de anamnese, 2- avaliação postural onde utilizou-se um simetógrafo padrão e ficha de avaliação postural, denominada Teste Postural Compacto, desenvolvido para este tipo de campanha e 3- orientações preventivas com relação à osteoporose e obesidade. As avaliações levantaram as alterações morfológicas da estrutura músculoesqulética observadas em superfície, pelo alinhamento corporal segundo planos frontal e sagital. Foi realizada a localização palpatória das estruturas ósseas mais superficiais e indicativas de alteração postural como: posição de maléolos, alinhamento de patela e tubérculo tibial, altura de cristas ilíacas, alinhamento de processos espinhosos da coluna vertebral.
Após cada avaliação, realizada por dupla de alunos com suprevisão de docentes da Uniararas e profissional voluntário Fisioterapeuta formado na mesma Instituição, os participantes receberam orientações com relação a cuidados em movimentos e posturas em atividades diárias e aqueles que apresentaram quadro álgico e/ ou de alteração significativa em postura foram orientados a buscarem um serviço de saúde para serem avaliados clinicamente por um médico e após isso, um serviço de Fisioterapia a fim de receberem tratamento postural adequado.
Também foi realizada avaliação do desenvolvimento motor infantil, em crianças de 2 a 11 anos, utilizando a Escala de Avaliação Motora (EDM) de Rosa Neto, onde foram avaliadas as atividades motoras fina, grossa e equilibrio. Foram mensuradas também a estatura, peso e perimetro cefálico para verificação o crescimento ponderal e relacioná-lo com o do desenvolvimento motor destas crianças.
Dados gerais
Responsável: Márcia Elisabeth Rodrigues
E-mail do responsável: Foi elaborado um circuito de atividades relacionadas com a prática Fisioterapêutica primária composta de: 1- ficha de anamnese, 2- avaliação postural onde utilizou-se um simetógrafo padrão e ficha de avaliação postural, denominada Teste Postural Compacto, desenvolvido para este tipo de campanha e 3- orientações preventivas com relação à osteoporose e obesidade. As avaliações levantaram as alterações morfológicas da estrutura músculoesqulética observadas em superfície, pelo alinhamento corporal segundo planos frontal e sagital. Foi realizada a localização palpatória das estruturas ósseas mais superficiais e indicativas de alteração postural como: posição de maléolos, alinhamento de patela e tubérculo tibial, altura de cristas ilíacas, alinhamento de processos espinhosos da coluna vertebral.
Após cada avaliação, realizada por dupla de alunos com suprevisão de docentes da Uniararas e profissional voluntário Fisioterapeuta formado na mesma Instituição, os participantes receberam orientações com relação a cuidados em movimentos e posturas em atividades diárias e aqueles que apresentaram quadro álgico e/ ou de alteração significativa em postura foram orientados a buscarem um serviço de saúde para serem avaliados clinicamente por um médico e após isso, um serviço de Fisioterapia a fim de receberem tratamento postural adequado.
Também foi realizada avaliação do desenvolvimento motor infantil, em crianças de 2 a 11 anos, utilizando a Escala de Avaliação Motora (EDM) de Rosa Neto, onde foram avaliadas as atividades motoras fina, grossa e equilibrio. Foram mensuradas também a estatura, peso e perimetro cefálico para verificação o crescimento ponderal e relacioná-lo com o do desenvolvimento motor destas crianças.