2007
Contribuir para melhoria das condições da capacidade funcional e cognitiva de idosos com DA, através da atuação direta dos alunos de Fisioterapia; Contribuir em informações específicas sobre a DA, as alterações neuropsiquiátricas bem como a evolução da doença aos familiares e/ou cuidadores; Introduzir estudantes de fisioterapia no estudo da problemática bio-psico-social do idoso com DA residente da comunidade; Treinar o estudante de Fisioterapia aos instrumentos de avaliação específica da DA e de seus respectivos cuidadores; Estimular a pesquisa em trabalhos de conclusão de curso, pós-gradução, congressos, etc.
A DA apresenta uma série de sintomas comportamentais e psicológicos, onde as atividades funcionais vão sofrendo declínio progressivo das mais complexas (como as instrumentais) para as mais simples (como as atividades básicas de vida diária), evoluindo para a perda total nas fases mais avançadas da doença. Apesar da maioria da formas de demência não ser passível de cura, as estratégias de tratamentos farmacológicos e não farmacológicos disponíveis podem auxiliar no controle de alguns sintomas e sinais. O reconhecimento de que os cuidadores são um componente essencial nos cuidados de saúde, principalmente nas situações crônicas e de longo prazo, tem incentivado a investigação dos problemas por eles apresentados dos desgastes físicos e emocionais diante das alterações comportamentais de idosos com DA. O apoio aos cuidadores de idosos com DA é realizado através da ABRAz de Araras e proporcionar um trabalho de reabilitação que envolva o paciente idoso com DA e seus respectivos cuidadores, consiste em uma forma de tratamento não-farmacológico. Contribuindo em melhorias na qualidade de vida dos participantes e aumentando as redes sociais desses idosos.
O envelhecimento da população mundial durante as últimas décadas fez com que a demência passasse a ser um dos mais importantes problemas da saúde pública da atualidade. A Demência de Alzheimer (DA) é a principal causa de demência comprometendo o funcionamento social e ocupacional do indivíduo.A Fisioterapia vem ganhando um papel muito importante no tratamento não farmacológico na DA como forma de reabilitação das atividades funcionais e cognitivas, bem como no suporte de orientação das atividades rotineiras aos familiares e/ou cuidadores dos idosos com DA. Este projeto de extensão tem como parceria da Associação Brasileira da Doença de Alzheimer - ABRAz, da qual eu, Ana Paula Canonici, sou a coordenadora geral. Este trabalho será realizado nas instalações da sala de Catequese da Paróquia São Benedito, sede da ABRAz, localizado na rua Emílio Ferreira s/nº - Bairro São Benedito. É muito desejável que o jovem universitário possa ter contato com os mais relevantes problemas sociais. Serve para forjar no seu caráter o sentimento de responsabilidade social, além de ter um papel humanizador. Serve para a aprendizagem do respeito ao outro indivíduo humano, não importando quais as suas deficiências e limitações. Iniciar as atividades de fisioterapia específicas para os idosos com DA e de seus cuidadores é um trabalho único na cidade de Araras e região. Este trabalho de intervenção será realizado duas vezes semanais de 3ª e 5ª-feira da 16:30 as 18:30horas e aos sábados (8:00 as 11:00) discussão de caso e análise das avaliações física e metal do idosos com DA e desgaste de seus respectivos cuidadores.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339