AÇÕES DE EXTENSÃO
Projeto Rondon Vale do Ribeira

Ano

2006

Objetivo

O Projeto empenha-se em desenvolver a capacitação de organizações da sociedade civil na defesa dos direitos de cidadania, como também, a capacitação de educadores do ensino fundamental para a prática de leitura. A produção de textos e atendimento a portadores de necessidades educativas especiais e a organização de implantação de atividades comunitárias solidárias também são destaques no Projeto. Os voluntários preocupam-se, ainda, em orientar o desenvolvimento da agricultura familiar, bem como, colaborar na elaboração de projetos que atendam à infra-estrutura municipal, em particular nas áreas de saneamento básico e de meio ambiente.

Análise

Desde sua criação, em 11 de julho de 1967, o Projeto realizou várias atividades de cidadania, bem-estar, desenvolvimento local, sustentável e gestão pública. Com isso, houve o aumento da área de atuação e muitas comunidades foram beneficiadas com os serviços sociais. Amazonas, São Paulo e Paraná estão entre os estados beneficiados.

Ações

1) Cidadania a) capacitar organizações da sociedade civil na defesa dos direitos de cidadania; b) instalar ou dinamizar conselhos municipais, como os conselhos tutelar, de educação, de saúde, da criança, do meio ambiente, entre outros; c) capacitar educadores do ensino fundamental para a prática de leitura, produção de textos e atendimento a portadores de necessidades educativas especiais; e d) orientar organizações da sociedade civil sobre regulamentação fundiária, em particular nos aspectos jurídico e ambiental. 2) Bem-estar a) capacitar agentes de saúde em saúde da família, saúde ambiental e doenças endêmicas locais; b) capacitar multiplicadores em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, na prevenção da prostituição infantil e na prevenção do uso do álcool e drogas; c) capacitar multiplicadores em ações de incentivo ao esporte; e d) organizar a implantação de atividades comunitárias solidárias. Conjunto B 1) Desenvolvimento local sustentável a) incentivar o cooperativismo e o associativismo para a geração de renda; b) capacitar produtores locais; c) orientar o desenvolvimento do potencial turístico local; e d) orientar o desenvolvimento da agricultura familiar. 2) Gestão pública a) capacitar servidores municipais em gestão pública; b) capacitar servidores municipais em gestão de projetos; c) capacitar servidores municipais na elaboração e gestão do plano diretor do município; e d) colaborar na elaboração de projetos que atendam a infra-estrutura municipal, em particular nas áreas de saneamento básico e meio ambiente.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Sb
31°C
20°C
Chuva: 90% (10 mm)
Menu Acessibilidade