AÇÕES DE EXTENSÃO
Análise histopatológica de biópsias de cavidade bucal
Ano 2007
Período 15/01/2007 a 15/12/2007
Periodicidade ANUAL
Tipo da ação PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Sobre a ação

Informações do projeto

Objetivo

Produzir diagnóstico histopatológico das biópsias realizadas na clinica odontológica. Produzir material para pesquisa científica.

Ações realizadas

O programa visa auxiliar a clinica de odontologia no processo de apreendizagem dos alunos e no diagnóstico das patologias bucais identificadas pelos alunos e professores. Adicionalmente, trabalhamos com a Faculdade de Odontologia de Araraquara (UNESP), junto ao departamento de cirurgia e diagnóstico, produzindo laudos de materiais biopsiados e enviados para o nosso laboratório.

Análise

O programa é necessário por servir como um sistema de apoio da clinica odontológica, permitindo que sejam realizadas biópsias na cavidade bucal.

Resultado

A análise das biópsias constitui-se de três procedimentos, o primeiro é realizado quando o material chega ao laboratório e constitui-se da análise macroscópica do material enviado. O segundo procedimento constitui-se da confecção de lâminas coradas em diversas colorações, principalmente: H&E, Grocott e PAS. A terceira e última fase é realizada com a análise das lâminas e produção de laudo descritivo com posterior envio para os profissionais envolvidos na realização da biópsia. Análise histopatológica de biópsias realizadas nas clinicas da Faculdade de Odontologia de Araras (UNIARARAS) e do Serviço de Medicina Bucal da Universidade Estadual Paulista (UNESP), unidade de Araraquara-SP, Faculdade de Odontologia no período de janeiro a outubro de 2007. Nesse período 220 pacientes foram beneficiados com os resultados histopatológicos laudados pela UNIARARAS. No total foram laudadas 230 biópsias, das quais, 135 provenientes do Serviço de Medicina Bucal da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e 95 das clínicas da Faculdade de Odontologia de Araras (UNIARARAS). Também é conveniente informar que todas as peças são avaliadas no aspecto macroscópico e microscópico. Nos casos diagnosticados como neoplasias malignas (câncer), nosso laboratório enviou laudo e lâmina para auxiliar no plano de tratamento dos pacientes (17 casos, 7,39%). Especificamente, os laudos estão descritos na tabela 1 do relatório docente.
Equipe

Participantes envolvidos

Docentes

2 docentes envolvidos
  • Cleverton Roberto De Andrade
  • Cristina da Cruz Franchini
Registros da ação

Galeria de fotos

Foto 1 da ação de extensão
Foto 2 da ação de extensão
Foto 3 da ação de extensão
Foto 4 da ação de extensão
Foto 5 da ação de extensão
Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade