AÇÕES DE EXTENSÃO
Educação e Comunidade - II.8 - Psicologia e Educação Especial - Inclusão Social

Ano

2006

Objetivo

- Capacitar o estagiário para trabalhar com a formação e a coordenação de grupos em contextos educacionais, possibilitando uma compreensão das deficiências como singularidades e não como déficits. - Fazer uma avaliação das necessidades da instituição, junto aos diversos agentes educativos (incluindo aqueles tradicionalmente postos à margem, como serventes, cozinheiras, motoristas, etc.) - Fazer um levantamento das necessidades de alunos e de pais em relação à escola - Coordenar vários grupos de discussão e de reflexão com professores, alunos e pais. - Elaborar, implementar e avaliar propostas de intervenção educacional com alunos com necessidades educativas especiais.

Análise

Dificuldades apresentadas pelas escolas de como colocar em prática a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais e o papel do psicólogo como portador de conhecimentos e habilidades que podem contribuir para a efetivação deste processo.

Ações

a) Levantamento das necessidades da instituição que teve como objetivo criar subsídios para se propor a intervenção e teve como base: - observações do contexto escolar percepções, adaptações, etc.) - entrevistas e conversas com professores e demais membros da equipe escolar b) Avaliação das demandas e proposta de intervenção: as demandas levantadas foram sistematizadas e embasaram a proposta de intervenção. c) Proposta de intervenção: foi entregue à instituição e sua adequação às demandas levantadas pela escola foi discutida com a equipe escolar para que se realizassem as modificações pertinentes. d) Implementação da intervenção: as intevenções tiveram como objetivo atender as necessidades levantadas relacionadas ao processo de inclusão, mais especificamente: a promoção da auto-estima, do respeito à diversidade, das habilidades sociais, discussão sobre temas como sexualidade, adolescência, drogas, relacionamento com os pais, ensino de LIBRAS, etc. Quando realizada junto aos alunos, elas foram realizadas em grupos, em locais e horários disponibilizados pela instituição. Foram utilizados recursos tais como: música, livros, teatro, brinquedos, materiais escolares, vídeos, etc. Na intervenção junto aos pais e professores foram realizadas discussão, dinâmicas de grupo e orientações. Como resultado das intervenções pôde-se constatar: maior conhecimento e aceitação acerca das diferenças, melhora na socialização entre os alunos, melhora na auto-estima, conhecimento sobre temas como sexualidade e adolescência, etc.

Dados gerais

Professores envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade