AÇÕES DE EXTENSÃO
Projeto de Extensão - Promoção de comportamentos em um assentamento rural

Ano

2006

Objetivo

Promover comportamentos voltados às ações estratégias que visem a melhoria das condições de uso, manutenção e de produção de emprego e renda do assentamento. A promoção destes comportamentos será feita de uma forma em que os próprios assentados poderão participar ativamente das decisões e da implementação dos projetos necessários. O presente projeto tem ainda como objetivo propiciar o aprendizado por parte dos assentados dos métodos e instrumentos da tomada de decisão em conjunto, na utilização do planejamento participativo e na execução de tarefas sistematizas e organizadas em conjunto. Deste modo a população alvo deste projeto poderá ser também beneficiada, pois poderão futuramente realizar o planejamento participativo sem a necessidade contínua da presença dos professores e alunos.

Análise

A solicitação partiu da diretoria da associação dos agricultores dos assentamentos rurais de Araras “Terra Boa”. A queixa apresentada pela diretoria era de que se fazia necessário uma organização das pessoas do assentamento, para que projetos relacionados às áreas de infra-estrutura, social e produção de renda fossem implementados. Tal queixa solicitava um apoio a alternativas, que pudessem fazer a diretoria promover conjuntamente com os assentados beneficiados, uma forma de identificar formas de organização de tarefas, planejamento das ações e coesão dos grupos.

Ações

Os encontros serão realizados em uma sala da sede da Associação situada no próprio assentamento rural e também na Uniararas. Tais encontros ocorrerão no mínimo uma vez pro semana, sempre com pelo menos a presença de membros da Diretoria do Assentamento, dos extensionistas e na maior parte das vezes com o professor responsável pelo projeto. A intervenção será feita, utilizando o planejamento participativo, que visa em todas as etapas a participação e a interação contínua da população alvo, no que se refere a tomada de decisões e execução das tarefas. Inicialmente serão identificados quais os principais problemas, desafios e metas da comunidade. Depois serão levantados quais são os recursos, as condições e as possibilidades para a execução das tarefas. Classes gerais de comportamentos, assim como os seus antecedentes e conseqüências serão descritos. Esta descrição permitirá identificar não só uma hierarquia das ações a serem realizadas, para a solução dos problemas, mas também sob quais condições elas serão emitidas. No geral, as ações foram realizadas da seguinte maneira: - Investigar as características gerais da população, do local e das ações realizadas pelos membros do assentamento. - Propor uma intervenção voltada à participação ativa do público alvo em todas as etapas propostas. - Definir regras e condutas para a execução e continuidade das reuniões com o grupo. - Definir normas e critérios das ações dos membros do grupo. - Definir os objetivos gerais e específicos com o grupo, no que se refere a necessidade de mudanças nas condições atuais dos assentados. - Definir as classes de respostas necessárias para que o objetivo do grupo seja atingido. - Definir a forma de tomada de decisões e das execuções das tarefas, sempre pautadas na democracia e voltadas ao grupo. - Planejar as ações entre os membros de cada grupo, de modo igualitário, considerando as possibilidades e habilidades de cada membro do grupo.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade