2006
Evidenciar e nortear os diferentes enfoques da abordagem ao paciente com alterações cervico crânio - mandibulares nas diferentes fases da doença sejam elas, aguda, semi-aguda e crônica; Desenvolver a versatilidade do profissional na atuação em diferentes estruturas organizacionais, no que tange a sua administração, recursos físicos e tecnológicos e clientela alvo; Desenvolver a habilidade de atuar junto aos alunos de outros profissionais da saúde, através da participação ativa em parte das atividades teórico - práticas por eles desenvolvidas; Estimular o pensamento crítico e escuta sensível, tanto para o seu cliente, quanto para as teorias da ciência, mantendo uma postura de humildade perante o conhecimento e perante a pessoa humana; Preparar o profissional para desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultoria no âmbito da sua competência profissional; Desenvolver a habilidade de prestar esclarecimentos, redimir dúvidas e orientar o cliente e seus assistidos, na seqüência do processo terapêutico, mantendo a confiabilidade das informações a ele confiado; Desenvolver a habilidade para a produção e o desenvolvimento de pesquisa científica, desde a elaboração do projeto, sua execução, análise dos dados, dissertação e preparação de artigo científico, seguindo o rigor científico necessário para tal. Identificar e analisar necessidades sob o olhar da Psicologia, Odontologia e Fisioterapia. Diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população alvo. Realizar orientação, aconselhamento odontológico, psicológico, psicoterapeutico e fisioterapeutico.
A síndrome de dor-disfunção Temporomandibular, de acordo com Okeson (2005) é uma patologia de origem multifatorial, necessitando, portanto de tratamento multidisciplinar. Adicionalmente, de acordo com Landa (2006), a incidência de distúrbios temporomandibulares tem aumentado progressivamente nos últimos 15 anos, citando-se como fatores desencadeantes e/ou predisponentes: a ansiedade e o stress (fatores psicológicos), agravados pela maloclusão e postura viciosa dos pacientes (abrangidos pela odontologia e fisioterapia, repectivamente). Desta maneira, a criação de um centro de tratamento da disfunção Temporomandibular, envolvendo Odontologia, Psicologia e Fisioterapia se faz mister, não só pela existência de docentes capacitados nas referidas áreas envolvidas, mas também pela prestação de serviços à comunidade, carente de tratamento especializado neste tipo de patologia. Adicionalmente, deve-se considerar a projeção Institucional, pioneira nesta cidade na implantação de um programa de tratamento multidisciplinar da patologia temporomandibular. As benesses deste programa estendem-se também aos alunos de graduação participantes, preenchendo os anseios de capacitação e enriquecimento acadêmicos, fundamentais para o sólido exercício da profissão.
Procedeu-se a capacitação dos discentes participantes no manejo das DTMs e Dor Orofacial para identificar, avaliar e intervir usando técnicas inerentes á sua formação. Em um universo relativo á odontologia, Psicologia e Fisioterapia. Compondo com as três diferentes intervenções, uma abordagem multidisciplinar que potencializa a ação terapêutica de cada saber envolvido. Ações do Curso de Odontologia Capacitação dos discentes e profissionais participantes nas técnicas de atendimento de pacientes disfuncionados, utilizando-se como recursos terapêuticos: placas miorrelaxantes (técnica de Michigan e Plana), medicação para alívio da dor e sintomatologia associada às DTMs, bem como percepção das necessidades psicológicas e fisioterápicas para a correta indicação do tratamento dos pacientes. Ações do Curso de Fisioterapia Uso de técnicas de Terapia Manual (Pompage, Massagem Clássica Intra e Extra-oral, FNP, Mobilização) e Eletrofototermoterapia (Laser 904nm,TENS e Microcorrentes). Ações do Curso de Psicologia A assistência da Psicologia nas DTMs, cuja etiologia é desconhecida e evolução é crônica, se comparada a outros tratamentos, pode também ser instrumento importante na terapêutica com o paciente, na manutenção da boa funcionalidade da ATM e no alívio dos sintomas, e conseqüentemente no reflexo positivo em sua qualidade de vida, quanto a possibilidade do diagnóstico de transtornos somatoformes. O impacto deste quadro e o possível comprometimento psicossocial devem ser avaliados e trabalhados para que o paciente possa estar envolvido no processo terapêutico e discriminar variáveis outras que não somente as orgânicas possam estar envolvidas em seu quadro clínico.
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