2006
Realizar um levantamento por meio de questionário semi-estruturado com detecção das principais alterações posturais e respiratórias na população participante e esclarecer à mesma as possíveis consequências das alterações detectadas, orientando através de pequenas preleições e folhetos explicativos, as alternativas para mudança dos quadros já estabelecidos e prevenindo aparecimento de outras alterações.
A fisioterapia enquanto área de atuação da Saúde inclui também, como abrangência de sua atuação na sociedade, ações preventivas a nível primário, que visa educar e detetar precocemente possíveis campos de desenvolvimento de alterações relacionadas à saúde. Na ação itinerante um maior número de pessoas pode receber atenção educativa com relação aos diferentes aspectos que englobam a saúde do corpo, entre elas as alterações posturais, que podem estar na base das dores articulares e musculares; também a avaliação respiratória é importante por poder alertar para o grau de comprometimento da saúde principalmente daqueles indivíduos que fazem uso do fumo. A detecção precoce de alterações e sintomas está na base da prevenção e educação enquanto recurso e mecanismo de conscientização não apenas da população, mas também, dos profissionais da saúde.
Os participantes da comunidade que neste dia se dirigiram à tenda de ação da Uniararas, montada na praça Barão de Araras, foram avaliados pela equipe da Fisioterapia da Uniararas com relação á: postura (através do Teste Postural Compacto desenvolvido pela Instituição), dores músculoesqueléticas e com relação à ergonomia. Também participaram da campanha de prevenção e orientação anti-tabagismo com avaliação da capacidade respiratória.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339