AÇÕES DE EXTENSÃO Enfermagem Médica, Enfermagem Cirúrgica, Saúde Adulto
Ano
2006
Objetivo
O estágio dessas disciplinas capacita os dicentes a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual e familiar, aplicando a sistematização de enfermagem, assegurando que sua prática seja realizada de forma integrada com todas as áreas de atuação do enfermeiro. Favorecendo a capacidade de criticas, análise dos problemas do cliente e familiares e de procura das soluções, levando em conta a humanização, devendo realizar suas açãoe dentro do mais alto padrão de qualidade e dos princípios da ética e bioética.
Análise
A atuação prática hospitalar do enfermeiro orienta o atendimento aos clientes utilizando pressupostos de semiologia, semitécnica e sistematização da assistência de enfermagem, bem como relacionando os saberes teóricos das patologias e ações dessa profissão.
Ações
O estágio integrado faz parte do curriculum do curso de graduação em enfemagem e visa a prática de enfermagem relacionada ás disciplinas de enfermagem médica, cirúrgica e saúde do adulto. Foi realizado no hospital no setor Carolina Telles. As ações desenvolvidas forama consulta de enfermagem, verificação de sinais vitais (pressão arterial, pulso, respiração, temperatura)exame físico, entrevista, aspiração, coleta de gasometria, curativos, verificação de pressão venosa central,retirada de pontos, sondagem vesical de alívio, demora e nasogastrica e enteral,glicemia capilar, medicação intramuscular, intravenosa, oral, subcutânea e intradérmica,punção venosa,higienização, mudança de decúbito,troca de sistema de dreno de tórax, coleta de exames laboratoriais, realização de eletrocardiograma, observação de ações de enfermagem em hemodiálise.
Dados gerais
Responsável: Bianca Regina Guarino Polins
E-mail do responsável: O estágio integrado faz parte do curriculum do curso de graduação em enfemagem e visa a prática de enfermagem relacionada ás disciplinas de enfermagem médica, cirúrgica e saúde do adulto. Foi realizado no hospital no setor Carolina Telles. As ações desenvolvidas forama consulta de enfermagem, verificação de sinais vitais (pressão arterial, pulso, respiração, temperatura)exame físico, entrevista, aspiração, coleta de gasometria, curativos, verificação de pressão venosa central,retirada de pontos, sondagem vesical de alívio, demora e nasogastrica e enteral,glicemia capilar, medicação intramuscular, intravenosa, oral, subcutânea e intradérmica,punção venosa,higienização, mudança de decúbito,troca de sistema de dreno de tórax, coleta de exames laboratoriais, realização de eletrocardiograma, observação de ações de enfermagem em hemodiálise.