AÇÕES DE EXTENSÃO
SIGA - Sistema Interno de Gerenciamento Ambiental
Ano 2006
Período 02/02/2006 a 30/06/2011
Periodicidade ANUAL
Tipo da ação EVENTOS
Sobre a ação

Informações do projeto

Objetivo

a)Sensibilizar a comunidade discente, docente e funcionários da importância de se pensar em ações sustentáveis para o meio ambiente; b) Incluir esse projeto para a formação, principalmente dos graduandos, que terão uma vivência na prática como implantar um sistema de gestão ambiental em um campus universitário. Obter a certificação ISO 14000. para o ano de 2008 o objetivo foi reorganizar a estrutura interna e viabilizar as ações de implantação definitiva a serem executadas em 2009. Em 2009, todas as ações foram apara finalizar a coleta seletiva.

Ações realizadas

Durante o 1°semestre de 2006, pode-se realizar as seguintes ações: a) organização de plano de ação com cronograma detalhado; b)oferecimento de palestras explicativas sobre a importância de se implantar o SIGA, para funicionários do campus; c) criação de logomarca do SIGA; d) realização de reuniões semanais, com estagiários, professores e funcionários não docentes envolvidos no projeto, e) criação de jornal eletrônico contendo informações sobre as ações do projeto e pesquisa sobre temas afins, como: energia limpa; uso racional da água; reciclagem confeccionada pelos alunos de graduação envolvidos; f) apresentação de painel no III CONGREMA, em Limeira, entre os dias 01 a 03 de junho de 2006, com a participação de alunos e professores; g) realização de mapa com os pontos de coleta de lixo do campus; h) visita aos vários setores dentro do campus, para informar sobre a coleta seletiva e verificar as necessidades de colocação de cestos de coleta seletiva por setor; i) contato com empresas recicladoras da região para retirada de material como pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes. No ano de 2008 as ações realizados pela equipe do projeto SIGA incluiram montagem e treinamento de um grupo de estagiários permanente, estruturação de um viveiro de mudas para ações de extensão Institucionais, reuniões de treinamento com os funcionários envolvidos na coleta de resíduos, integração do SIGA com as Ações do DEG, elaboração de campanha visual e divulgação da coleta seletiva junto a comunidade acadêmica, elaboração de material audio visual educativo, reordenamento do calendário de ações e realização de viagem para intercambio e treinamento dos integrantes da equipe. No ano de 2009 desenvolveu classificação das lixeiras nos laboratório, setor administrativo e clinicas; treinamento com os funcionários da limpeza; solicitação de compra de lixeiras externas e internas; Montagem Mapa da coleta seletiva e produção de mudas. No ano de 2010 foram implantados Pontos de Coleta

Análise

Grande quantidade de lixo gerado no campus ia direto para o aterro da prefeitura. Existia inicialmente a separação dos papeis para a reciclagem. Mas outros materiais ainda não existiam. Pretende-se no 2º semestre, continuar com as ações voltadas para a coleta seletiva e iniciar a implantação de propostas para conservação de energia e uso racional da água no campus. No ano de 2008 as ações do Siga visaram a implantação do Sistema de Gerenciamento Ambiental. No ano de 2009, o projeto SIGA, continuou a coleta seletiva e as ações do viveiro.

Resultado

Percebe-se um interesse maior das pessoas que participaram da ação. Algumas delas utilizam a comunicação por email para obter informações sobre o processo de implantação efetivo da coleta seletiva no campus. Espera-se para 2007, a inclusão de mais benficiários com a realização do curso ISO 14000 usando a ferramenta SISOFT, como também a obtenção da licença de utilização desse software.;durante 4 dias aproximadamente 12000 alunos de Ensino Médio passaram pelo campus da UNIARARAS. O Projeto S.I.G.A. apresentou algumas das ações que executa durante a Feira.
Equipe

Participantes envolvidos

Docentes

12 docentes envolvidos
  • Cristina Capucho
  • Cristina da Cruz Franchini
  • Gilson Coutinho Junior
  • Heitor Siqueira Sayeg
  • Julio Valentim Betioli
  • Miriam Helena Bueno Falotico
  • Ana Laura Remedio Zeni Beretta
  • Aneridis Aparecida Monteiro
  • Heitor Siqueira Sayeg
  • Julio Valentim Betioli

Discentes

30 discentes envolvidos
  • Agatha Mussarelli
  • Aline Cristine Curiel
  • Amanda Pereira Alves
  • Ana Carolina Andrade Volpi
  • Ana Carolina Aparecida Ferreira Alves
  • Ana Paula Sousa
  • Ariane Do Nascimento Martinucho
  • Bianca Megiatto Foguel
  • Bruna Talita Fatoretto
  • Carlos Alberto Trinca
Registros da ação

Galeria de fotos

Foto 1 da ação de extensão
Foto 2 da ação de extensão
Foto 3 da ação de extensão
Foto 4 da ação de extensão
Foto 5 da ação de extensão
Foto 6 da ação de extensão
Foto 7 da ação de extensão
Foto 8 da ação de extensão
Foto 9 da ação de extensão
Foto 10 da ação de extensão
Foto 11 da ação de extensão
Foto 12 da ação de extensão
Foto 13 da ação de extensão
Foto 14 da ação de extensão
Foto 15 da ação de extensão
Foto 16 da ação de extensão
Foto 17 da ação de extensão
Foto 18 da ação de extensão
Foto 19 da ação de extensão
Foto 20 da ação de extensão
Foto 21 da ação de extensão
Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade