AÇÕES DE EXTENSÃO
Educação e Comunidade - II.1. - Serviço de Psicologia no Conselho Tutelar: Possíveis Intervenções
Ano 2006
Período 02/03/2006 a 18/12/2009
Periodicidade ANUAL
Tipo da ação PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Sobre a ação

Informações do projeto

Objetivo

1. Realizar atendimento psicológico a crianças, adolescentes e famílias encaminhados pelo Conselho Tutelar de Araras, com o objetivo principal de avaliar o caso. 2. Participar das discussões de caso e das reuniões do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal de Diretos da Criança e do Adolescente e de eventos afins, na medida do possível. 3. Realizar, quando pertinente, grupos-oficinas temáticos que devem garantir espaço para expressão e reflexão de seus sentimentos, pensamentos, crenças e necessidades; além do desenvolvimento de potencialidades. 4. Realizar orientação específica para os Conselheiros Tutelares, oferecendo um espaço para discussão e solução dos problemas que enfrentam e de refletir sobre sua ação e suas relações com o contexto social, econômico e político do país. Considera-se fundamental que os conselheiros tutelares recebam orientações acerca do Estatuto em sua concepção e aplicação, questões relativas ao desenvolvimento infantil, à família, à sexualidade, qualificando o discurso e a prática do Conselheiro no trato com o público. Outros pontos importantes a serem abordados com os conselheiros são as raízes históricas que fundamentam os princípios contidos no Estatuto, como o Princípio da Proteção Integral, a história dos movimentos populares ligados à luta pela implantação do ECA e as movimentações no cenário internacional relacionadas ao tema.

Ações realizadas

1. Atendimento – O objetivo do atendimento é avaliar como a criança/adolescente/pais está enfrentando a situação (queixa). Outro aspecto fundamental é descobrir que existe alguma rede de apoio (programas, serviços ou equipamentos que podem nos auxiliar no atendimento posterior). Um outro aspecto relevante, concernente ao atendimento, refere-se à proposta de formação de grupos. A partir das necessidades, realidades, dificuldades e condições dos atendidos, pensaremos na possibilidade de formar grupos-oficinas. Estes grupos-oficinas terão por objetivo principal a convivência social e a discussão de temas que sejam de interesse comum aos seus participantes. 2. Visita domiciliar – todos os casos receberam visita domiciliar pela dupla de estagiárias. O objetivo é conhecer a realidade do atendido. 3. Visita à escola – O objetivo é conhecer a realidade escolar do atendido: desempenho, freqüência, histórico, opinião de professores e diretores acerca do atendido. 4. Relatório – no final da avaliação, a estagiária responsável pelo caso deverá elaborar um relatório para o Conselho Tutelar. Neste relatório, aparecerão as principais atividades desenvolvidas com o atendido. Na verdade, será mais um parecer do que apenas um relatório, uma vez que terá a opinião do psicólogo e uma indicação/sugestão do que deve ser feito. 5. Plantão Psicológico: realizar acolhimento e primeiro atendimento a criança, adolescente e/ou família que procure o Conselho Tutelar, nos casos em que o conselheiro tutelar solicitar. Após este primeiro atendimento, o estagiário deverá discutir o caso juntamente com o conselheiro responsável.

Análise

O Conselho Tutelar – CT – é um órgão civil criado pelo Estatuto com a finalidade de zelar pelo cumprimento dos direitos da infância e da adolescência no espaço social existente entre o cidadão e o juiz (Sêda, 1997). Isto quer dizer que o Conselho Tutelar é escolhido pela comunidade para executar medidas constitucionais e legais na área da infância e adolescência. O CT veio, portanto, atender a um pedido da sociedade que desejava um espaço de escuta e reivindicação mais próximo das pessoas do que o jurisdicional. Desta forma, oferecer qualquer tipo de auxílio para que o CT cumpra os seus objetivos é o motivo gerador para uma prática.

Resultado

O principal progresso foi garantir a oportunidade de o futuro psicólogo entrar em contato com a realidade social e de trabalho do Conselho Tutelar, oferecendo diversos níveis de intervenção. Além de realizar um atendimento de qualidade a crianças, adolescentes e famílias encaminhados pelo Conselho Tutelar de Araras, com o objetivo principal de avaliar o caso e sugerir ações necessárias para garantir os direitos da criança, do adolescente e da família. Realizamos discussões de caso com o Conselho Tutelar, para avaliar os serviços e políticas disponíveis no município adequados para preservar os princípios do ECA, mas não como havíamos previsto. ;O principal progresso foi garantir a oportunidade de o futuro psicólogo entrar em contato com a realidade social e de trabalho do Conselho Tutelar, oferecendo diversos níveis de intervenção. Além de realizar um atendimento de qualidade a crianças, adolescentes e famílias encaminhados pelo Conselho Tutelar de Araras, com o objetivo principal de avaliar o caso e sugerir ações necessárias para garantir os direitos da criança, do adolescente e da família. Realizamos discussões de caso com o Conselho Tutelar, para avaliar os serviços e políticas disponíveis no município adequados para preservar os princípios do ECA, mas não como havíamos previsto. No ano de 2007, além dessas ações, desenvolvou-se também um curso de capacitação para as Conselheiras eleitas.;A partir das atividades desenvolvidas, podemos trabalhar preventivamente no que se refere a violação e/ou ameaça aos direitos das crianças e dos adolescentes, preservando as condições adequadas para o desenvolvimento biopsicossocial da população infanto juvenil. Acreditamos também que estas ações fortalecem as ações do Conselho Tutelar e favorece a articulação do trabalho em redes e do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente no município de Araras.
Equipe

Participantes envolvidos

Docentes

5 docentes envolvidos
  • Camila Santos Dias
  • Cristina Coutinho Mde Pinho
  • Cristina da Cruz Franchini
  • Rosana Righetto Dias
  • Rosana Righetto Dias

Discentes

25 discentes envolvidos
  • Ana Paula Petroni
  • Ana Paula Terossi
  • Bruna Giacomini Nardi
  • Camila Minatel
  • Carlos Alberto Schwartz
  • Cassiana Amaral De Oliveira
  • Elaine Martins
  • Elisabete Cristina Spadotin Ozelo
  • Eloisa De Oliveira Boppré
  • Flavia Regina Anversa
Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade