2006
1.Oferecer a oportunidade para os estagiários e profissionais entrar em contato com a realidade de abrigos, durante a sua atuação/formação, garantindo uma ação comprometida com o desenvolvimento da cidadania como um direito de todos. 2.Oferecer um trabalho, preferencialmente em grupo, para crianças, adolescentes e cuidadores. 3.Promover atividades de saúde, lazer, cidadania, educação e respeito com crianças, adolescentes e cuidadores.
O trabalho em instituições de ensino não-formal envolve ações de cunho social na medida em que propõe uma nova forma de desenvolver a cidadania em crianças e jovens. Abrigos e orfanatos são instituições providas pela sociedade e pelo poder público para o atendimento de crianças e adolescentes que, de alguma forma, estão em situações de risco e, portanto, não atendidas em suas necessidades básicas. Estas instituições tornam-se relevantes contextos de estudo sobre direitos das crianças porque são as principais instituições sociais através da qual a cultura expressa seus valores e intenções para com seus cidadãos (Guzzo et al, 1992).
Exploraração e promoção, por meio de atividades lúdicas, o desenvolvimento sadio de crianças e adolescentes institucionalizados em abrigos. Para isso, sugerimos que atividades de cuidados com o corpo/saúde e com o espaço físico sejam executadas por um profissional de Enfermagem conscientização do valor nutricional da alimentação seja uma atividade desenvolvida por um profissional de Alimentos e um profissional de Psicologia que deverá desenvolver sua intervenção, em pequenos grupos, com crianças e adolescentes no processo de compreensão de sua situação e com os cuidadores acerca da sua importância e do papel fundamental que exercem como agentes do desenvolvimento. O trabalho também poderia ser realizado com as famílias das crianças abrigadas.
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