AÇÕES DE EXTENSÃO
Vivências Corporais: A Educação Do Corpo com Consciência

Ano

2006

Objetivo

Desenvolver espaço dentro da Universidade para que os discentes possam ter atividades preventivas e educativas, que complementem sua formação acadêmica, onde seja estimulado o conhecimento integrado de sua formação com as experiências que ele sofre e, que o conduza a construção de uma mentalidade auto-organizadora empregando as atividades corporais no sentido se contruir como ser humano integral e saudável.

Análise

Dentro do processo de educação formal de modo geral são poucas as atividades que integram os vários aspectos do ser humano visando o desenvolvimento das capacidades intelectuais e, ao mesmo tempo, emocionais, culturais e sociais. Atividades voltadas para reconhecimento e desenvolvimento do potencial individual e da saúde ainda são raras e pouco integradas aos conhecimentos ministrados em sala de aula. Atividades que promovam a saúde, a melhoria da qualidade do movimento, a integração em grupo, são raras no meio acadêmico e, no entanto, são bastante necessárias enquanto possibilidade do discente ter acesso a momentos de ampliar sua condição corporal e prevenir desordens em sua estrutura física, além de, poder relacionar com os conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula.

Ações

Práticas corporais em grupo embasadas nos princípios filosóficos da Antiginástica de Therése Bertherat, do Método Feldenkrais e Ginástica Harmônica que objetivam integrar os aspectos morfológicos da postura e do movimento humano aos elementos emocionais, culturais e sociais. Estudos teóricos de textos, artigos, capítulos de livros relacionados aos conhecimentos culturais, sociais, emocionais, fisiológicos do corpo e relação com seus vários papéis.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade