2005
Identificar e discutir questões ligadas à inserção precoce no mercado de trabalho, à situação de aprendiz e desafios ao jovem diante do primeiro emprego ou da preparação para o mesmo; Reconhecer o espaço da psicologia nesse contexto, possibilidades e limites da atuação; Vivenciar a prática da educação para o trabalho e treinamento e desenvolvimento de pessoas, desde levantamento de necessidades até implementação e avaliação; Criar estratégias de ensino, divulgação e materiais didáticos compatíveis com as propostas Contribuir para a produção do conhecimento na área.
Trabalhar na adolescência é uma realidade desafiadora que impõe aos adolescentes atitudes e condutas esperadas de adultos com exepriência de trabalho. Além disso, muitas iniciativas têm sido implementadas no sentido de favorecer a entrada dos jovens no mercado de trabalho, mas algumas políticas públicas não contemplam a população mais necessitada.
- Encontros de orientação e educação para o trabalho junto aos jovens em formação como aprendizes no AEHDA, discutindo-se os principais problemas e dificuldades dos adolescentes que trabalham, as exigências do mercado de trabalho, estratégias de enfrentamento e adaptação ao mundo do trabalho. - Encontros de orientação e educação para o trabalho junto aos adolescentes concluintes do ensino fundamental que participam do curso preparatório para a prova do SENAI oferecido pelo Projeto Cidadão de Futuro, discutindo-se os principais problemas e dificuldades dos adolescentes que trabalham, as exigências do mercado de trabalho, estratégias de enfrentamento e adaptação ao mundo do trabalho, além de se promover atividades que favoreçam o autoconhecimento, o conhecimento das profissões e promovam reflexões para uma escolha profissional consciente. - Levantamento de oportunidades de formação para o trabalho que a cidade de Araras e a região oferecem. - Visita monitorada à Feira de Profissões da UNIARARAS.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339