AÇÕES DE EXTENSÃO
Projeto Cuidadoras: Cuidar de quem Cuida

Ano

2004

Objetivo

Levantar o perfil de alterações posturais, articulares e músculo-esqueléticas, bem como, as relações com as queixas existentes, os estados de ânimo e a qualidade de vida das cuidadoras Atender precocemente (atenção primária e /ou secundária se necessário) as cuidadoras de crianças e adultos atendidas pela neuropediatria e setor de ortopedia da clínica escola de fisioterapia da Uniararas. Estabelecer espaço para a detecção da síndrome do cuidador em profissinais da saúde, educação e outros, para ações terapêuticas e preventivas providas pela Fisioterapia em aprceria com demais áreas de saúde. Desenvolver a pesquisa e o comprometimento da fisioterapia em ações voltadas para promoção de saúde junto aos alunos estagiários da clinica de fisioterapia da Uniararas. Atender a um público que não tem merecido atenção dos serviços de saúde desenvolvendo cultura e ações preventivas.

Análise

O cuidador é um paciente oculto, caracterizado por sobrecarga física e emocional e não tem recebido atenção primária e secundária em saúde de forma geral nos serviços de saúde. A fisioterapia tem como um de seus focos atuar na prevenção e educação para atenção primária em saúde e educação da população neste aspecto. Durante o período em que as crianças são atendidas na clínica de fisioterapia as cuidadoras ficam ociosas e, como podem ser pacientes em potencial, deve-se desenvolver ações que previnam e orientem para minimizar e corrigir os possíveis distúrbios passíveis de serem abordados pela fisioterapia em ambiente clínico.

Ações

Atendimento fisioterápico e orientações voltadas á qualidade de vida e educação preventiva da postura e do movimento, voltadas ás mães e cuidadoras do sexo feminino de crianças e adultos atendidas no setor de neuropediatria e ortopedia da clínica escola de Fisioterapia da Uniararas. São organizadas palestras e divulgação de informações relacionadas a síndrome do cuidador (Burnout), orientações preventivas educativas e atendimentos em grupo para pessoas já caracterizadas neste grupo. São realizados atendimentos fisioterapeuticos que constam de entrevistas individuais, anamnese e avaliação geral objetivando levantar o perfil e problemática destas pessoas. A partir destes dados segue-se a avaliação das desordens da postura e queixas de dor músculo-esquelética e relação com aspectos subjetivos, avaliados pelo estado de ânimo, vividos pelas cuidadoras. As sessões ocorrem semanalmente incluindo percepção da imagem corporal, relaxamento, exercícios de alongamento e correção dos alinhamentos articulares e posturais segundo princípio do método Feldenkrais. Este grupo está relacionado á prática do Ambulatório de Dor, Terapias Manuais e Práticas Complementeares em Sáude da Uniararas.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade