AÇÕES DE EXTENSÃO
Atuação da Fisioterapia na Qualidade de Vida e Imagem Corporal na Obesidade

Ano

2003

Objetivo

Conhecer e correlacionar as alterações de imagem corporal com as alterações posturais de fato existentes e as queixas de pacientes obesas. Obter conhecimentos que subsidiem e contribuam para o desenvolvimento de políticas de saúde voltadas para atuação da fisioterapia junto às demais áreas de saúde nesta patologia. Desenvolver atuação fisioterápica mais efetiva na atenção primária, secundária e terciária junto a estes pacientes. Verificar a eficácia de programa de atuação fisioterápica embasada nas técnicas de Feldenkrais e da Antiginástica, aplicadas em solo e no meio aquático, para resolução ou diminuição dos problemas articulares, posturais e orgânicos decorrentes da obesidade e sua relação com a qualidade de vida destas pessoas.

Análise

A obesidade vem se constituindo num problema de saúde pública mundial atingindo desde crianças até adultos. Os estudos e ações educativas e corretivas pertinentes à fisioterapia e, mesmo em outras áreas, voltadas para esta população, são escassos e portanto a compreensão dos processos envolvidos nas alterações geradas pela obesidade e as formas de atuação visando prevenção e educação da população nesta área também são poucos. Com as avaliações e atividades junto a estes grupos pretende-se ampliar o conhecimento e compreensão de vários aspectos relacionados à suas queixas e desenvolver juntamente com estes sujeitos e, a partir destes pontos, ações mais objetivas e específicas que possam contribuir para uma mudança do quadro atual melhorando a qualidade de vida destas pessoas e, ao mesmo tempo, desenvolvendo ações preventivas e ampliando o leque de elementos voltados à educação primária para a população de modo geral.

Ações

Avaliação individual da postura e alterações músculoesqueléticas de pacientes do sexo feminino, portadoras de sobrepeso e obesidade, com objetivo de reconhecer o perfil das alterações e suas relações com as queixas já existentes. Esta avaliação foi acrescida de anamnese contendo situação atual e história pregressa da saúde,questionário de qualidade de vida QHOQOL-bref, colheta dos estados de ânimo e imagem corporal onde dados clínicos foram colhidos e relacionados entre si. A partir das avaliações e queixas das pacientes desenvolveu-se atividades práticas corporais, semanais, em grupo, objetivando consciência da imagem corporal destas pacientes com exercícios proprioceptivos e corretivos dentro e fora da água, tendo como enfoque o método Feldenkrais e a Antiginástica. Desenvolvimento de cartilha de orientações gerais para postura e prática de movimentos corretivos embasados na antiginástica.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade