AÇÕES DE EXTENSÃO
Trabalho e Comunidade - III 3 - Organizações Empresariais e Instituições de Caráter Comunitário
Ano 2005
Período 14/02/2005 a
Periodicidade ANUAL
Tipo da ação PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Sobre a ação

Informações do projeto

Objetivo

A proposta do estágio, em organizações empresariais e instituições de caráter comunitário, está comprometida com a formação de futuros psicólogos, com base nos seguintes princípios: • Formação de um profissional apto para o trabalho em equipe, com ênfase na integralidade no cuidado aos sujeitos da ação; • Formação técnico-científica e humana de excelência em uma área específica de atuação profissional da psicologia; • Formação científica, entendendo a pesquisa como propulsora do ensino e da aprendizagem.

Ações realizadas

A meta deste programa de estágio é desenvolver práticas profissionais baseadas no processo de análise da situação de trabalho, que enfatizem os principais fatores organizacionais que afetam a produtividade e a saúde dos trabalhadores. Tais práticas devem propiciar aos alunos a obtenção de informações, sistematização de resultados, análise e interpretação dos dados obtidos, propostas de intervenção. Assim como o planejamento e ações que promovam melhorias nas condições de trabalho e conseqüentemente na vida das pessoas diretamente atendidas pelo projeto de estágio.

Análise

No campo do trabalho, configura-se, atualmente, uma realidade marcada por grandes modificações históricas, que decorrem essencialmente de uma de uma nova configuração assumida pela economia mundial, em razão da forte reestruturação produtiva dos últimos anos. Nesse contexto, as funções tradicionais de Recursos Humanos “não são mais suficientes para enfrentar os desafios de uma realidade em transformação, onde proliferam ‘modismos’ que prometem respostas para todas as dúvidas e receitas para todos os ‘males’.” Portanto, privilegia-se o desenvolvimento de práticas na área do trabalho humano que levem em consideração sua complexidade, seus aspectos psicossociais e políticos e a necessidade de conhecimentos interdisciplinares. Instituições de caráter comunitário Em busca de soluções para os problemas socioeconômicos do Brasil, tecnologias sociais estão sendo desenvolvidas. Tecnologia Social compreende produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que represente efetivas soluções de transformação social. Elas têm, efetivamente, contribuído para a redução da pobreza, geração de trabalho e renda, promoção do desenvolvimento local sustentável e redução do analfabetismo, dentre outros desafios.

Resultado

As organizações atendidas demonstraram avanços iniciais nas questões referentes a: responsbilidade social, qualidade no atendimento ao cliente, melhorias nos processos de seleção adotados e área de qualidade.;As mesmas ações dos anos anteriores.;Atraves das atividades desenvolvidas foi possível avançar na conscientização sobre o impacto do trabalho na saúde das pessoas. Especificamente, além da visão geral sobre a relação saúde e trabalho, foram abordados os acidentes de trabalho (investigação, prevenção e reabilitação) e as doenças do trabalho (nexo, diagnóstico e reabilitação).;Desenvolvimento da Empregrabilidade e das competencias basicas requeriadas pelo mercado de trabalho Desenvoplviemnto de competencias relacionais Otimização de processos produtivos, administrativos e de gestão
Equipe

Participantes envolvidos

Docentes

4 docentes envolvidos
  • Cristina da Cruz Franchini
  • Juliano Hoffmann De Almeida
  • Luiz Gonzaga Chiavegato Filho
  • Rosana Righetto Dias

Discentes

35 discentes envolvidos
  • Ana Cláudia Gonçalves
  • Ana Paula Cassiano Francato
  • Ana Paula Terossi
  • Angelo Heitor D' Assumpção
  • Anna Carolina Martorano Martini De Amoêdo Campos
  • Bruna De Melo Silva
  • Bruna Giacomini Nardi
  • Camila Cristina Cremasco Corrêa
  • Carla Alves Santos
  • Darlene Andrade Domingues Mendes
Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade