AÇÕES DE EXTENSÃO
Fisioterapia Aplicada à Neuropediatria em indivíduos com Necessidades Especiais Institucionalizados
Ano 2004
Período 01/01/2004 a 16/12/2010
Periodicidade ANUAL
Tipo da ação PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Sobre a ação

Informações do projeto

Objetivo

Proporcionar aos alunos o conhecimento da dinâmica de um ambiente institucional, os aspectos de uma rotina hospitalar onde a opção de uma vida mais digna é a única alternativa para crianças e adolescentes abandonados por seus familiares ou por falta de condições mentais para o convívio familiar, como a heteroagressividade e a auto-agressividade. Promover uma vivência de como a falta de estimulação e atenção nos primeiros anos de vida pode trazer sequelas irreversíveis no desenvolvimento motor,sensorial e emocional ,bem como consequências para a adolescência e idade adulta.

Ações realizadas

Intervenção da Fisioterapia no processo de reabilitação, para melhora na qualidade de vida em portadores de necessidades especiais institucionalizados.

Análise

Para o curso de Fisioterapia matutino e noturno, a oportunidade de mais um campo de estágio , onde os alunos podem vivenciar o ambiente institucional de pacientes com necessidades especiais, também atendendo a demanda da instituição parceira.

Resultado

Neste período deu-se continuidade às avaliações e propostas de adaptações de pacientes especiais em cadeiras de rodas.;Neste projeto estamos com uma ação a longo prazo na adequação da postura em cadeiras de rodas, analisamos um caso e apresentamos como trabalho científico:-POLETTI, S.;TORELLO, E.M.; “A postura sentada em um equipamento de sustentação móvel adaptado na paralisia cerebral; estudo de caso” 2° Congresso Científico UNIARARAS – 1° Congresso de Iniciação Científica PIBIC-CNPq,”Desafios de viver no século XXI”, Araras, SP,2007. Outra ação que estamos investindo é da Integração Sensorial para os casos de auto e hetero-agressão, os quais já estamos colhendo resultados satisfatórios no que se refere a diminuição de comportamentos estereotipados e de contato tátil com objetos , pois a maioria da clientela que estamos atendendo não aceita contato afetivo, tátil e visual.Outra ação que estaremos desenvolvendo para 2008, será um levantamento da clientela e diagnósticos ,na área de Neurologia da Clìnica Antonio Luiz Sayão. ;Devido a carga horária de 4 horas/semanais , uma vez na semana, 21 beneficiários são atendidos . Nesta ação constatamos junto a equipe da instituição parceira uma melhora dos indivíduos quanto a diminuição de desequilíbrios posturais, uma melhora na tonificação muscular e no contato social. Estamos com pesquisas em andamento juntamente com a equipe da instituição parceira e programas de orientações aos cuidadores.;Os atendimentos são realizados em período integral, duas vezes na semana, de forma individualizada. Atendendo a pacientes institucionalizados, portadores de deficiência física, mental leve, moderada e grave, sensoriais, síndrome genéticas, multi-deficiências associadas a distúrbios de comportamento tanto auto-agressivo como heteroagressivo e distúrbios psíquicos na infância. Podemos observar os resultados satisfatórios da intervenção terapêutica quanto a melhora na amplitude de movimentos durante o posicionamento em cadeiras de rodas, inibição de atividade reflexa anormal, bem como a minimização de comportamentos fólicos, melhora nas atividades funcionais, tanto de membros superiores como de membros inferiores, também no contato afetivo, pois uma grande maioria não possui verbalização ou qualquer forma de comunicação gestual.
Equipe

Participantes envolvidos

Docentes

6 docentes envolvidos
  • Cristina da Cruz Franchini
  • Sofia Poletti
  • Ana Carolina Teixeira Batistela
  • Ana Paula Canonici
  • Cristiane Helita Zorel Meneghetti
  • Cristina Iwabe

Discentes

470 discentes envolvidos
  • Ademar Stefan Junior
  • Adilson De Souza Morais
  • Adriana Aparecida Apolari Volpi
  • Adriana Carina Zampieri Benedick
  • Adriana Cristine Bordin
  • Adriana Matheus
  • Alcione De Lima
  • Alessandra Cristina Dovigo
  • Alessandra Sophia Machado De Lopes Pereira
  • Alexandre Hirayama Martins Do Lago
Registros da ação

Galeria de fotos

Foto 1 da ação de extensão
Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade